Cidadeverde.com

Após dois dias, TRE cassa mandato de Quirino Avelino

Imprimir
Depois de dois dias para ser julgado o recurso de cassação do ex-prefeito de Itaueira, Quirino de Alencar Avelino (PTB), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por unanimidade decidiu manter a cassação.
 

O julgamento, que iniciou na sessão de ontem no TRE, foi interrompido após o desembargador Antônio Peres, pedir vistas ao processo e retornou nesta terça-feira(23), como primeira pauta do dia. Os magistrados também não acataram o pedido de eleição para 30 dias, por três votos a dois.

Quirino foi cassado no início do ano, por compra de votos e abuso de poder econômico e político durante as eleições de 2004.

O prefeito Vagner Ribeiro Feitosa (PSB), segundo colocado nas eleições de 2004, que assumiu a gestão em março, após a cassação, comemorou a decisão do TRE afirmando que o pleno agiu de maneira correta porque foi cassado por corrupção e ?agora ele realmente está fora do poder?.

O ex-prefeito Quirino Avelino lamentou e disse estar perplexo com a decisão. E afirma que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e espera uma decisão de Brasília com tranqüilidade. ?Vou até o final, porque são três meses e até um dia vale a pena?, enfatizou o ex-gestor.

Para o advogado do atual prefeito, Edson Araújo, ?do ponto de vista prático é quase impossível que ele [Quirino Avelino] consiga êxito no TSE porque o processo já foi para lá e retornou?.

O atual prefeito disputa a eleição, com Verônica Beserra (PTB), que era a vice-prefeita de Quirino Avelino e sobrinha e também foi cassada, mas já cumpriu os três anos de inelegibilidade, já que o processo é de 2004.

Entenda o caso:

Quirino foi condenado porque contratou 650 pessoas em menos de um ano, sem concurso público, que teria sido por compra de votos. Foram contratadas 6,5% da população da cidade, que tem cerca de 10 mil habitantes. A folha de pagamento saltou de R$ 58 mil para R$ 258 mil. Em troca de votos, ficou constatado que ele contratava pessoas para serviços gerais e professores sem concurso.
 
O processo de mais de 5 mil páginas, com depoimentos de vários servidores e testemunhas é considerado complexo e retornou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por alegarem erro.
 
Quirino voltou a recorrer da decisão, para voltar nos últimos três meses à Prefeitura, já que não pode ser candidato por ter sido reeleito em 2004. Quem assumiu a Prefeitura foi o segundo colocado nas eleições, Vagner Ribeiro Feitosa.
 
 
Flash de Záira Amorim
Redação de Caroline Oliveira
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: