Cidadeverde.com

Ato de sexta vai parar ônibus, escolas e bancos em Teresina; programe-se

Imprimir


Sindicatos e movimentos sociais convocaram greve geral para esta sexta-feira (28) em ato unificado contra as reformas da Previdência e trabalhista propostas pelo governo de Michel Temer.

No Estado, as manifestações vão se concentrar em Teresina, Picos e Parnaíba. 

Em Teresina, o ato unificado está marcado para ocorrer pelas ruas do Centro. A concentração acontece a partir das 8 h, na praça Rio Branco. Às 10h, os manifestantes vão sair em caminhada por vários pontos da cidade, passando pela Prefeitura de Teresina, Palácio do Karnak e a sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O ato deve ser finalizado na praça da Liberdade em frente ao Instituto Federal do Piauí (IFPI).  

Por isso, o trânsito próximo a essas localidades irão sofrer interferência - como congestionamento e bloqueio de ruas e avenidas. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com alguns sindicatos para orientar o internauta. 

Ônibus

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro) informou que os ônibus urbanos de Teresina sairão das garagens normalmente nesta sexta-feira (28), mas terão problema de circular devido o ato bloquear as principais ruas do centro.  

 “Nós do sindicato vamos participar do movimento, mas os ônibus sairão das garagens normalmente. Só que a CUT e as outras entidades já nos informaram que os coletivos que tiverem nas ruas entre 7h e 7h30 serão parados pelo protesto”, esclareceu Fernando Feijão, presidente do Sintetro. 

Bancários também param 

Desde a última quinta-feira(20), o Sindicato dos Bancários do Piauí aprovou em assembleia extraordinária a adesão à greve, por unanimidade. A categoria vai se concentrar no Rio Branco a partir das 9 horas.

Universidades e Escolas 

Os docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI) também vão aderir à greve geral. Além desses, os técnicos do IFPI e da UFPI vão paralisar as atividades na sexta. Alguns estudantes irão participar para fortalecer a manifestação. Por isso, é possível que em muitas turmas não haverá aula. 

Marcelino Fonteles, da Frente Brasil Popular, destacou que a novidade do movimento é a adesão das escolas particulares como Diocesano, CEV, Dom Barreto, dom Bosco. 

“As escolas estão integrando ao ato como ação educativa e cívica contra os desmantes provocados pelas reformas”

Lojas Centro e Shopping

Já o Sindicato dos Lojistas de Teresina confirmou à Coluna Economia & Negócios, do Cidadeverde.com, que as lojas do Centro e dos shoppings funcionarão normalmente nesta sexta-feira (28), dia marcado para a greve geral dos trabalhadores. 

As lojas do centro funcionam das 8h às 18h e as lojas dos shoppings das 10h às 22h. 

Servidores Municipais 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) irá reforçar a data com a realização de uma Assembleia Geral, a partir de 8h, no Teatro de Arena, centro de Teresina e, a partir das 10h, se juntará ao ato unificado. 

Demais sindicatos 

O sindicatos dos Urbanitários (Chesf, Cepisa, Emgerpi/Cohab, Agespisa e Saae-Campo Maior), dos Previdênciários, da Construção Civil,  Comerciários também decidiram apoiar o movimento.  Além desses, os trabalhadores rurais, o Movimento Sem-Terra (MST) e o INCRA estarão participando do ato contra as reformas, com concentração na Praça Rio Branco. 

Construção Civil

A ideia  é concentrar o pessoal das obras no antigo espaço cidadão na avenida João XXIII e quando todas as equipes chegarem, eles sairão em caminhada pela Frei serafim e encontrará com os demais na praça Rio Branco. 

 

Flash Yala Sena e Carlienne Carpaso

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais