Cidadeverde.com

Hemopi realiza 'Sábado Solidário' e registra doações

Imprimir

Esse sábado, 29, foi marcado pela solidariedade entre religiosos, torcedores de futebol e a comunidade em geral, que doaram sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia(HEMOPI).

Edson Portela, gráfico e membro da Paróquia São Francisco de Assis, em Teresina, foi um dos doadores que esteve na manhã de sábado para doar sangue. “Fazia tempo que eu não doava sangue e na minha Paróquia estava tendo uma ação chamada de Viva Vida e foi o incentivo para vir ”, declarou. O gesto de Edson também motivou sua esposa que o acompanhou e doou sangue primeira vez.

A Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Cidade Nova, organizou como uma das ações de aniversário uma campanha de doação de sangue entre seus paroquianos. Para muitos foi a primeira vez e para outros foi mais uma oportunidade para ajudar a salvar vidas. “Nos sentimos gratos por esse valoroso gesto de nossos paroquianos”, enfatiza Pe. Darlei Ferreira.

Foi nessa mesma atitude que tiveram também os torcedores do time paulista Corinthians. Antônio José Feitosa, garçon e membro da torcida organizada, também tirou um tempinho para vir dar a sua contribuição. “Eu não queria que fosse somente os corintianos, mas que todos os torcedores de qualquer time também fizesse esse gesto de salvar vidas.”
Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 18 e 69 anos. Menores de idade também podem doar, mas devem ter autorização dos pais ou responsáveis. O doador precisa estar bem de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.

Além disso, é preciso levar um documento original com foto, como a carteira de identidade ou a de motorista. Antes da doação, o voluntário passa por uma triagem para saber se está realmente apto a doar, mas o procedimento é bem simples e rápido.

O Hemopi funciona na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro/Sul, Teresina. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: hemopi