Cidadeverde.com

Missa no alto de morro renova tradição e reúne centenas de fieis em Jaicós

Imprimir
  • DJI_0015.jpg Cidadesnanet
  • DJI_0016.jpg Cidadesnanet
  • DJI_0020.jpg Cidadesnanet
  • DJI_0022.jpg Cidadesnanet
  • DJI_0026.jpg Cidadesnanet
  • DJI_0033.jpg Cidadesnanet
  • DJI_0036.jpg Cidadesnanet
  • DJI_0044.jpg Cidadesnanet
  • DJI_0046.jpg Cidadesnanet

Centenas de fiéis católicos participaram na manhã desta quarta-feira, (03), da tradicional Missa da Venerada Santa Cruz em Jaicós, município a 352 km de Teresina. A missa é celebrada no topo do Morro dos Três Irmãos, situado na zona rural do município e renova uma tradição quase centenária, datada de 1919.

A missa é uma antiga tradição religiosa iniciada no ano de 1919. Na ocasião, o padre Miguel Reis Melo presidiu a primeira Missa aos pés do cruzeiro que havia sido instalado por dois missionários em 1917. Segundo moradores, durante 20 anos a Missa da Venerada Santa Cruz deixou de ser celebrada. A decisão foi tomada pelo vigário ecônomo da Paróquia, padre André Fillipi, alegando que festa estaria perdendo o caráter religioso. As celebrações só foram retomadas no ano de 1996, pelo padre Gregório Leal Lustosa, vigário paroquial da época, e desde então, atrai um grande número de fiéis ao topo do Morro.

Este ano o padre Antônio Mendes, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, de Jaicós presidiu a celebração com os padres Edivaldo Santos, da Paróquia de São Sebastião, de Patos do Piauí, e Francisco Pereira Borges, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, de Picos.

Para muitos, a Missa da Venerada Santa Cruz é momento de agradecimento pelas graças alcançadas. São muitas as manifestações de fé e devoção. A jovem Marcilene Batista, que reside na localidade Tanque dos Batistas, município de Jaicós, permaneceu ajoelhada em frente ao altar durante toda a Missa, que se estendeu por cerca de 90 minutos.  Em entrevista a um portal local, ela explicou que o sacrifício era um gesto de agradecimento pela recuperação de saúde de sua prima recém-nascida.

Outra prática dos pagadores de promessa são acender velas, soltar fogos, depositar peças de parte do corpo esculpidas em madeira, e a caminhada entre a cidade de Jaicós e o topo do Morro. O fisioterapeuta Flávio Junior compartilhou dados da caminhada em seu perfil na rede social. O percurso de 18,5 km de distância foi feito em 2h43. Ele também publicou uma foto ao lado de outras pessoas que realizaram a caminhada.

Melhorias

Diversas melhorias foram implementadas pela Paróquia de Jaicós e pela Prefeitura Municipal para a realização do tradicional evento religioso. Em entrevista, o prefeito Ogilvan Oliveira, citou entre as obras a recuperação da estrada que liga a BR 407 ao Morro, o estacionamento ampliado, aumentando a capacidade para veículos, além da instalados banheiros químicos, coletores de lixo, barraca da saúde e uma barraca para os celebrantes em frente a capela.

Com informações de Cidadesnanet
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais