Cidadeverde.com

Mesmo com chuva, barragem está com 7% da capacidade e secretário faz apelo

Imprimir

Em entrevista para a rádio Cidade Verde nesta terça-feira (9), o secretário estadual de Defesa Civil, Hélio Isaías, fez estimativas de dias difíceis para o piauiense do semiárido no segundo semestre. O gestor afirmou que, mesmo com o período chuvoso, as barragens da região não receberam água suficiente para o abastecimento da população no resto do ano. Com reservatórios com apenas 7% da sua capacidade antes mesmo do período mais seco começar, ele fez um apelo a deputados e senadores. 

"Eu faço um apelo aqui a nossa bancada federal para que aja imediatamente porque há algumas regiões do Piauí que nos preocupam ainda mais este ano do que no ano passado", disse Hélio Isaías, na entrevista a Joelson Giordani e Fenelon Rocha, no programa Acorda Piauí. Ele citou que algumas cidades onde já chove pouco - 600 a 700 milímetros por ano - receberam menos chuva do que o normal, ainda o contrário tenha ocorrido até agora em outras regiões, como no Norte do Estado. 

As barragens que mais preocupam a Defesa Civil são Piaus, Estreito, Petrônio Portela e a do município de Paulistana. O Açude Joana, em Pedro II, também está com sua capacidade abaixo da média, mas uma alternativa para captação de água deve ser inaugurada até o fim do mês. 

Um exemplo claro de como a situação já é crítica foi citado por Hélio Isaías. A barragem Petrônio Portela, na região de São Raimundo Nonato, esteve entre fevereiro e março de 2016 com 23% da sua capacidade. O volume caiu no fim do ano passado para 6%. Em maio de 2017, com a passagem das chuvas e antes da estiagem começar, o reservatório chegou a apenas 7%. 

"Essas regiões no ano passado apesar de ter tido um inverno curto, foi só janeiro e fevereiro, mas ele teve uma intensidade muito grande. Os reservatórios tiveram sua recarga naquele período. E essa região que eu estou falando nós vamos ter uma dificuldade muito grande este ano porque a maioria dos reservatórios não tiveram a sua recarga necessária para ter uma tranquilidade principalmente na questão do abastecimento humano e animal em 2017", acrescentou o secretário. 

As providências por parte do Governo do Estado já são estudadas. "Nos preocupa muito. Ontem tive uma reunião com o governador (Wellington Dias) e o senador Ciro Nogueira (PP-PI) tratando de demandas como essa para a gente poder buscar uma alternativa, porque temos certeza que essa região, já que estamos no final do período chuvoso, nós não temos expectativa de que esse manancial possa abastecer essa região".

Uma solução para os nove municípios abastecidos pela barragem Petrônio Portela são os poços da Serra Branca e outro poço no município de São Braz do Piauí, considerados por sua profundidade e grande vazão. A proposta para uma adutora que captará água desses poços foi apresentada há mais de um ano no Ministério da Integração. 

Ouça a entrevista concedida por Hélio Isaías na Rádio Cidade Verde:

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais