Cidadeverde.com

Ministério Público do Piauí ocupa a 3ª posição no ranking nacional da transparência

Imprimir

O Ministério Público do Estado do Piauí aparece entre os três do país com melhor avaliação dos Portais da Transparência. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (8), pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O índice alcançado de 99,37% é considerado excelente na avaliação realizada nos 26 Ministérios Públicos dos Estados, no próprio CNMP e nos quatro ramos do Ministério Público da União (Federal, Militar, Distrito Federal e Territórios e do Trabalho).

Nesta análise do quarto trimestre de 2016, a avaliação foi feita com base na quarta edição do Manual do Portal da Transparência, lançada em setembro de 2016, durante o 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. A publicação traz a metodologia empregada pelo CNMP na análise do cumprimento de cada um dos mais de 250 itens utilizados para o monitoramento eletrônico que gera o Transparentômetro.

Clique aqui para ver a quarta edição do Manual do Portal da Transparência do MP.

O Procurador-Geral de Justiça Cleandro Moura destacou a importância desse resultado. “Para nós do MPPI, ficarmos praticamente empatados com Ministérios Públicos do Espírito Santo e de Santa Catarina, que possuem recursos financeiros e estrutura bem maiores que a nossa, e à frente do próprio CNMP e do MPF, é uma grande vitória. É a premiação de nosso comprometimento. Esse é mais um resultado do trabalho sério que vem sendo feito pela nossa equipe”, enfatizou.

“A nossa transparência é mais aprofundada e aperfeiçoada. Nenhum outro órgão, conselho, Poder ou instituição tem tantos itens avaliados”, frisou o conselheiro do CNMP, Marcelo Ferra, que preside a Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF), que faz o levantamento. Ele complementou afirmando que “o rigor da atuação da CCAF explica-se pelo fato de o Ministério Público ser uma instituição responsável pela fiscalização, por isso precisa dar exemplo”.

Clique aqui para ver os índices de transparência alcançados por todos os MP´s avaliados no Transparentômetro.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: MPE