Cidadeverde.com

TSE prevê demora na apuração em cerca de mil cidades

Imprimir

Até mil cidades brasileiras poderão não saber quem será o novo prefeito no próprio dia das eleições, em 5 de outubro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O secretário de Tecnologia da Informação do tribunal, Giuseppe Janino, disse que em até 20% dos 5.563 municípios do país deverão ter dificuldades na apuração.

?Nossa preocupação maior não é com a celeridade, mas que (as eleições) sejam mais seguras e transparentes possíveis. A celeridade é um componente importante do processo de segurança, mas não é o objetivo principal?, afirmou o secretário. ?Certamente nós vamos ter alguma dificuldade em 20% ou 15% desses municípios, o que vai impedir que se feche 100% no mesmo dia da eleição, mas mesmo assim há possibilidade de se ter os resultados?, completou.

Janino disse que as regiões Norte e Nordeste e os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul deverão ser os mais afetados com relação à agilidade na apuração exatamente por conta da falta de infra-estrutura.

?Tem pontos que sequer tem energia elétrica. Temos mapeados cerca de mil pontos, onde teremos que usar a comunicação via satélite (para obter os dados das urnas). São locais de difícil acesso, principalmente no Norte?, afirmou ele, lembrando que há aproximadamente 400 mil pontos de votação no país. ?Se a transmissão falhar, o tempo de contingência será maior.?

Segundo o TSE, cada uma das 400 mil seções eleitorais enviará um arquivo digital com o resultado da votação para os cartórios eleitorais, que transmitirão os dados dos boletins de urna para os TREs. Depois, os arquivos serão levado até um ponto de transmissão da rede onde serão totalizados.

O secretário conta que nas eleições de 2006, houve casos onde a apuração demorou mais de 24 horas ?porque o disquete teve que vir de barco?. O secretário citou ainda São Paulo como um ponto positivo na apuração e que todas as cidades do estado deverão ter 100% da apuração concluída ainda no dia 5 de outubro.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: