Cidadeverde.com

Museus do PI integram a Semana Nacional dos Museus

Imprimir

Na próxima quinta-feira (18) é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Para celebrar a data, todos os anos é realizada a Semana Nacional de Museus, que na sua 15ª edição traz como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Em Teresina, o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes (MUP) vai realizar uma programação com mesas redondas, exposições e apresentação de documentário com temática voltada para discussões sobre as questões de saúde mental em Teresina.
 
Na quarta-feira (17) acontece a abertura oficial com apresentação cultural, em seguida, às 9h, terá uma mesa redonda com o tema sobre o tema “Mentes Revisitadas”, com o diretor do Hospital Areolino de Abreu, Dr. Ralph Webster Cavalcante. No mesmo horário, será aberta à visitação a exposição “As peripécias do inconsciente”.
 
Na quinta-feira (18) a exposição continua aberta para visitação e às 14h haverá apresentação do documentário “Holocausto Brasileiro”. Após a exibição, terá uma roda de discussão com estudantes.
 
No último dia de evento (19), terá ainda apresentação do filme brasileiro “Bicho de Sete Cabeças”, e às 16h30 haverá o encerramento com apresentação musical.
 
“Essa é uma data muito importante para todos os museus, é uma forma de dar visibilidade ao espaço museológico e atrair maior quantidade de visitantes. E este ano vamos debater sobre saúde mental e a importância da arteterapia associada à medicina no seu tratamento. Tenho certeza que será um tema que vai trazer grandes esclarecimentos ao púbico”, explica a coordenadora do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, Dora Medeiros.
 
O Museu Ozildo Albano, em Picos, também vai lembrar a data com atividades que vão de 17 a 19 de maio. Durante a programação, a casa vai contemplar uma temática que durante séculos foi esquecida não apenas pelos museus tradicionais como por outras instituições: “O Movimento Negro e os Povos de Terreiro”. No dia 17 acontece a abertura do evento com apresentações culturais e exposição “Movimento Negro e Povo do Terreiro”. No segundo dia de evento haverá bate-papo com o tema “Os Terreiros e a Intolerãncia Religiosa”. No último dia, o evento será encerrado com o lançamento do documentário “Mistérios e Encantos da Cidade de Pedras”, que narra uma riqueza natural da região de São José do Piauí contada sob histórias de moradores da região e turistas.
 
A 15ª Semana Nacional dos Museus é uma realização do Ministério da Cultura por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e no Piauí tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). As atividades programadas pelos museus incluem exposições, visitas guiadas, apresentações culturais, palestras e mostra de filmes.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais