Cidadeverde.com

Sinduscon: empregos na construção civil no Piauí deve melhorar no segundo semestre

Imprimir

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) sobre a Construção Civil apontam que, nos últimos 12 meses, foram 21.976 demissões e 16.519 admissões. O saldo foi negativo: menos 5.457. Somente em abril de 2017, o número de demissões foi de 1.217 e de admissões foi 744, com saldo negativo de 472 vagas. Para o Sindicato da Construção Civil no Piauí (Sinduscon) acredita que os empregos nesse setor deve melhor ar no último semestre deste ano.

Contando todos os setores do Piauí houve um saldo positivo com a criação de 225 vagas de trabalhos formais: demissões foram 6.343 e admissões 6.568.  Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16). Em todo o país, foram 59,8 mil vagas formais criadas em abril.

O presidente do Sinduscon, André Baía, comentou os dados desse setor, considerado um dos que mais empregam no Estado. 

O setor de comércio foi o que obteve melhor desempenho com 0,37%, seguido do setor de serviços com 0,31%.

"A comparação do nosso setor comparado com os outros, que já começam a retomar empregos, é pela natureza do setor: se eu sou um comerciante de confecção e percebo uma melhora na economia, rapidamente solicito novas confecções e o maquinário de produzir é mais fácil, e rapidamente retoma, mas o setor da economia civil não é assim, pois depende de aprovação, liberação de crédito e principalmente de retomada mais forte de emprego. Então, você é um ciclo mais longo para fazer uma obra. Na medida em que os outros setores começam a retomar, os juros e a inflação caindo, e emprego retomando, os bancos  vão retomar a conceder crédito e a expectativa é que isso aconteça no último semestre deste ano. a economia é uma ciência não exata, mas os indicadores mostram isso", explicou.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais