Cidadeverde.com

Piauí realiza 1ª cirurgia de RDS em crianças com paralisia cerebral pelo SUS

Imprimir

 

O Hospital Infantil Lucídio Portela fez a primeira cirurgia de Rizotomia Dorsal Seletiva (RDS) em crianças.  O procedimento foi realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por uma equipe profissional multidisciplinar piauiense.  A cirurgia foi realizada na quinta-feira (18). Atualmente, 23 crianças estão pré-cadastradas para passar pela RDS. 

A RDS é uma técnica neurocirúrgica segura, utilizada para promover melhora da espasticidade (membros inferiores ou membros superiores) em crianças.  

O diretor geral do Hospital Infantil, dr. Vinicius Nascimento, comentou que o procedimento é realizado em qualquer idade, mas – para maior segurança – a indicação é para as crianças com até seis anos para melhores resultados.

“A cirurgia é em crianças com lesões neurológicas centrais como, por exemplo, paralisia cerebral espástica. Essas crianças apresentam musculaturas de difícil controle. A Rizotomia é realizada para que haja um relaxamento muscular, permitindo uma reabilitação e qualidade de vida melhor”, explicou o diretor. 

Para que a RDS fosse realizada com mais segurança, o diretor acrescentou que o hospital precisou fazer a contratação de uma motorização elétrica, que não é disponibilizada pelo SUS. “O hospital fez esse investimento para que pudesse ser feito também no serviço público, com a motorização foi possível realizar a rizotomia”, disse.

No sábado (20), outros procedimentos de alta complexidade serão realizados no setor de ortopedia.

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais