Cidadeverde.com

Amigos de desaparecido no Acre trocaram mensagens sobre livros: 'Vamos ficar ricos'

Imprimir

Marcelo Ferreira, o amigo preso de Bruno Borges, desaparecido no Acre em março deste ano, o ajudou a fazer as inscrições no quarto do estudante de psicologia e trocou mensagens com outro amigo envolvido na execução dos planos comemorando a ampla divulgação dos livros. Nas mensagens encontradas no celular de Marcelo, apreendido nesta quarta-feira, a polícia encontrou conversas dele com Márcio Gaiote. Na casa deste jovem foram encontrados um rack e a cama de Bruno Borges. Em um dos trechos das conversas reveladas pela polícia, Marcelo e Márcio comemoravam o interesse nos livros de Bruno: "Vamos ficar ricos", disseram.

Em depoimento anterior à polícia, Marcelo havia negado qualquer envolvimento com as obras ou com o sumiço do estudante. No entanto, de acordo com o delegado Alcino Júnior, ele atuou diretamente na execução das ideias de Bruno.

- Ele é amigo do Bruno desde a faculdade de Psicologia e sabia dos planos do Bruno de produzir os livros. Ele, inclusive, o ajudou a fazer as inscrições no teto e a montar todo o quarto do Bruno. Ele tinha tudo aquilo planejado em papel e passaram os 40 dias fazendo tudo juntos. Ele praticamente morava na casa do Bruno e o ajudou a realizar tudo - disse o delegado.

Na manhã desta quarta-feira, a polícia apreendeu na casa de Marcelo um contrato redigido no dia 10 de março e reconhecido em cartório no dia do desaparecimento de Bruno, 27 de março. No documento, Marcelo e Bruno firmam uma sociedade para o lançamento do "Projeto Enzo" e dos 14 livros criptografados por Bruno. Segundo o contrato, ele teria direito a 15% do faturamento bruto do projeto e dos livros vendidos. Ainda conforme o documento, Marcelo receberia os valores no dia 10 de cada mês.

De acordo com o delegado, os pagamentos também seriam feitos a Márcio Gaiote, responsável pela logística de todo o projeto e o primo do estudante, Eduardo Veloso, que o emprestou dinheiro para a construção da estátua do filósofo Giordano Bruno deixada em seu quarto.

A família do estudante afirmou já conhecer o documento e disse que a polícia também já sabia da existência. O delegado, no entanto, disse que suspeitava do documento, mas que precisava provar sua existência. Ainda segundo Alcino Júnior, as mensagens encontradas no celular de Marcelo comprovam a existência de um "plano midiático" entre os jovens.

- Tínhamos um contrato dele com o primo, em que eles falavam sobre o empréstimo do dinheiro para a estátua. Sobre o de hoje, tínhamos uma suspeita. Nossa a obrigação era provar que o sumiço não era um crime. E isso está provado. Essa organização cronológica dos contratos e da construção de tudo prova que havia um plano para que o Bruno se furtasse do convívio com as pessoas. Para nós isso é muito claro. Com as conversas do Marcelo com o Márcio, vimos que há um viés de dar publicidade ao caso. Eles falavam "vamos ficar ricos" e comemoravam a publicidade a nível nacional. Para nós ficou claro que havia um forte plano midiático por trás - declarou.

Polícia recuperou móveis de Bruno na casa de amigo

Marcelo foi ouvido pela Polícia nesta quarta-feira e relatou mais detalhes sobre os planos de Bruno. O delegado, no entanto, informou que tudo será averiguado com calma. Sobre os móveis de Bruno (um rack e a cama dele) encontrados na casa de Márcio Gaiote há dez dias, o titular do caso afirmou que uma amiga do estudante foi quem avisou a família.

- Uma amiga do Bruno falou com a família e eles avisaram a Polícia. Eles fizeram um registro de furto e encontramos os móveis lá. Na busca desta quarta, não achamos nada. O Márcio não mora mais aqui. Resgatamos os móveis e devolvemos à família - disse.

Diante da revelação do contrato, o delegado Alcino Júnior afirmou que há, por ora, a ausência de um crime no qual Bruno possa ser responsabilizado.

- A princípio não há crime. Nem o Bruno ou a família dele registraram qualquer coisa nesse sentido. Nos procuraram porque ele sumiu. A prova de hoje mostra que ele realmente tinha planejado o sumiço. Obviamente que movimenta uma grande estrutura da Polícia. Mas estamos mais tranquilos porque ele se furtou por conta própria. Se é um motivo pessoal ou pela divulgação do livro, não podemos opinar - declarou.

Família sai em defesa de Bruno Borges

A família do estudante desaparecido saiu em defesa de Bruno após internautas afirmarem que o sumiço é uma "jogada de marketing" para as obras deixadas por ele. Bruno deixou 14 livros criptografados em seu quarto e o lançamento de um deles acontecerá em breve, segundo a irmã do estudante, Gabriela Borges.

O pai de Bruno, Athos Borges, descarta que o filho tenha sumido para chamar atenção para as obras. De acordo com ele, Bruno não é "apegado a dinheiro".

- Se foi uma jogada de marketing, foi a maior que já vi na vida. O Bruno nunca foi apegado a dinheiro. Só sei que é um sofrimento muito grande. Tanto de manhã quanto na hora de dormir.

Já a mãe do rapaz, Denise Borges, afirmou que o contrato não tem grande relevância.

- A polícia já sabia da existência do contrato. Não é nada de mais que eles tenham assinado um contrato. É uma obra-prima o que meu filho escreveu - disse.

A irmã do estudante, Gabriela, publicou em seu Facebook uma mensagem afirmando que o contrato feito por Bruno e Marcelo era de conhecimento da família e que os comentários negativos são para denegrir a imagem do rapaz.

"Desde o dia do desaparecimento soubemos do contrato, e isso nunca nos disse muita coisa a respeito. Até porque, para que os planos do Bruno deem certo, ele precisa de dinheiro. Afinal, não dá pra construir hospitais e ajudar quem precisa só com amor no coração. Então nem comecem com nhenhenhe!! Qual o problema ele fazer um contrato para ajudar amigos que o ajudaram? O problema é que sempre tentam encontrar um meio pra denegrir a imagem de alguém do bem", escreveu.

 

Fonte: Extra.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais