Cidadeverde.com

PI: por falta de estoque, vacina contra gripe é mantida apenas para público-alvo

Imprimir

No Piauí, a campanha de vacinação contra a gripe será mantida somente para os grupos prioritários e segue até o próximo dia 09. Na semana passada, o Ministério da Saúde anunciou que a imunização seria estendida para todas as pessoas do país. Contudo, a médica Amariles Borba, gerente de vigilância em saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), explica que, em Teresina, as doses são insuficientes e a população em geral que só será imunizada se o Ministério da Saúde enviar uma nova remessa da vacina. 

"Não temos vacinas no estoque para atender indiscriminadamente. Esse era o nosso desejo, mas não temos como fazer isso, aplicar apenas metade da dose, por exemplo, ou convocar toda a população e não ter doses suficientes para atender à todos. Para que toda a população de Teresina fosse atendida seriam necesárias pelo menos 550 mil doses a mais. Vamos solicitar mais doses ao Ministério da Saúde e aguardar", disse Borba.

A médica ressaltaque a meta de imunização dos grupos prioritários ainda está abaixo do recomendável. O público-alvo são crianças entre seis meses a quatro anos, gestantes, mulheres que tenham realizado parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, doentes crônicos (mediante prescrição médica), trabalhadores da saúde, indígenas, população privada de liberdade, profissionais do sistema prisional e professores das escolas do ensino básico ao superior devem se vacinar. 

"Nos idosos atingimos a meta de 80%, nas gestantes 56% e nas crianças menos de 70%. Convocamos os grupos prioritários a que compareceram nos postos, pois é o público-alvo que está mais vulnerável, tem mais risco de pegar a doença, de ficar internado e até de morte", alerta a gerente de vigilância em saúde da FMS.

Até o momento a FMS tem 9 mil doses de vacina em estoque na Rede de Frio. Todos os 104 postos de vacina estão abastecidos. Ao todo 147.381 teresinenses já foram vacinados contra gripe, o que equivale a 93,5% da meta de 157.542. 

Em nível de Estado, o diretor em Vigilância e Atenção à Saude da Sesapi, Herlon Guimarães, ressalta que 73% do público-alvo foi imunizado. A meta é de 90%.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais