Cidadeverde.com

O consumo de água contaminada pode levar à morte

Imprimir

O consumo de água contaminada, imprópria para o consumo pode causar doenças como diarreia, febre tifoide, hepatite A, infecção intestinal causada por E. Coli, leptospirose, salmonela e outras doenças como cólera, rotavírus ou noravírus. Estas doenças podem apresentar diferentes sintomas, mas ao observar sinais como:
- Febre, dor abdominal, perda do apetite,
- Dor de barriga, diarreia, vômito ou calafrios.
- Deve-se ir ao posto de saúde ou hospital para identificar o que está acontecendo e iniciar o tratamento adequado. Além disso deve-se evitar a automedicação e consumir somente água boa para beber ou água mineral para evitar a desidratação, que também pode se tornar grave, podendo levar à morte.

Sinais de desidratação
Os sinais e sintomas que podem indicar desidratação são:
- Olhos fundos, pele ressecada, boca seca, rachadura nos lábios;
- Ficar muitas horas sem urinar, irritabilidade ou apatia.
- Crianças, idosos e pessoas que estejam doentes são os mais vulneráveis a estas doenças por terem um sistema imune mais fraco, e por isso em caso de suspeita deve-se buscar ajuda médica o quanto antes. 

 

Para evitar o risco de ser contaminado com estas doenças recomenda-se o consumo de somente água potável, vinda engarrafada (água mineral), canalizada ou devidamente desinfectada. A desinfecção pode ser feita pela companhia de águas e esgotos da cidade ou de modo caseiro, com as gotinhas de hipoclorito de sódio.


Fonte: Tua Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais