Cidadeverde.com

Salão do Livro do Piauí promove inclusão social por meio da dança

Imprimir


 

Na tarde de ontem, o público do Salipi assistiu ao espetáculo de dança "A minha maneira" do grupo Dança Eficiente. "Esse espetáculo fala da rotina de uma pessoa com deficiência e traz também a questão da estética porque nós estamos muito acostumados com movimentos virtuosos e aqui nós trabalhamos com movimentos mais internos, além de trabalharmos a questão da acessibilidade. É um novo olhar. No espetáculo as dançarinas não usam as cadeiras de rodas, as cadeiras passam a compor o cenário", explica o coreógrafo Luís Vale. 
 
O grupo Dança Eficiente iniciou suas atividades em 2005 e de lá para cá as cadeirantes já se apresentaram em grandes festivais no Piauí e em outros estados, como Ceará, Brasília e Pará. "Muito interessante a apresentação do grupo. Com isso percebemos o quanto a dança é inclusiva", destaca a professora Sueli Borges.
 
O espaço destinado a dança está montado no Espaço Cultural Rosa dos Ventos na UFPI. O palco é uma homenagem a Helly Batista, um dos maiores coreógrafos de dança do Piauí, que faleceu em 2012. Este ano o palco de dança Helly Batista está sob a coordenação da educadora física, coreógrafa e bailarina, Laywilsa Farah, referência na Dança do Ventre no Piauí e uma das responsáveis por todo o movimento da Dança do Ventre no Estado. Para Laywilsa o espaço de dança dentro de um evento literário é de grande importância. “A arte e cultura devem andar sempre juntas, a dança é uma forma de expressão e linguagem, a dança também é poesia, é leitura, é música, é sentimento, é vida, também é Salipi”. Destaca.
 
As apresentações seguem até sábado (10) das 16h às 19h com a apresentação de diversos grupos do Piauí e Maranhão. O público vai conferir ainda diversas apresentações, dentre elas, grupos das cidades de Altos, União e Caxias (MA). A escolha dos grupos foi feita através de chamada pública. "Este ano abrimos as portas para a maior diversidade possível de grupos, academias, Cias, um festival de estilos de dança diferentes, permitindo que o palco Helly Batista seja de todos, e para todos que queiram levar sua dança ao Salipi”. Explica, Laywilsa Farah.
 
A 15ª edição do Salão do Livro do Piauí segue até dia 11 de junho com uma intensa programação. Nesta quarta-feira (7), além da feira de livros, bate-papo literário e apresentações artísticas os estudantes terão revisões para o Enem das 14h às 17h30. Em seguida, às 19h, o antropólogo, poeta e historiador brasileiro, António Risério (BA), ministrará a palestra "Práxis Textual: criação, qualidade e rigor".


 

Mais informações
www.salipi.com.br

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais