Cidadeverde.com

Saúde libera vacina da gripe em municípios que ainda possui doses

Imprimir

Com o fim da campanha de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Saúde do Estado liberou a vacinação para pessoas fora dos grupos prioritários em municípios que ainda possuem doses estocadas. A imunização deve começar na segunda-feira (12).

“Temos hoje a finalização da vacinação para o público alvo, e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí está orientando os municípios que a partir de segunda-feira, as secretarias de saúde municipais poderão, dentro dos seus limites de estoque, vacinar a qualquer cidadão, mesmo não sendo do público alvo”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano atingiu 80% do público-alvo, o que representa 555 mil pessoas imunizadas. Segundo a Sesapi, o Estado recebeu do Ministério da Saúde 884.300 doses da vacina, nas quais já foram repassadas integralmente aos municípios. 

A Secretaria de Estado da Saúde disse que solicitou ao Ministério da Saúde mais doses da vacina contra a gripe para que pudesse ampliar a imunização para toda a população durante a campanha, além dos grupos prioritários, porém não houve resposta afirmativa.  Com 80% de cobertura vacinal, o Piauí tem quantitativo insuficiente de doses para atender toda a população.

A campanha foi dirigida aos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores das escolas públicas e privadas.

Dentro dos grupos do público vacinal previsto para o Piauí, foram vacinados contra a Influenza: 72,65 % das crianças, 94,28 % dos trabalhadores de saúde, 68,2 % das gestantes, 75,57% das puérperas, 83,36% dos idosos e 68,54 % dos professores.

“Houve realmente uma diminuição da procura desse público alvo pela vacina, porém o Estado entregou todas as doses para os municípios no período determinado pelo Ministério da Saúde, além da mobilização da população para que procurasse as Unidades de Saúde e fosse atingida a meta de imunização da Campanha”, disse Lourdes Viana, supervisora da Rede de Frios do Estado.

Mesmo com o encerramento da Campanha, a Secretaria de Saúde alerta sobre alguns cuidados que a população deve tomar, como o cuidado e limpeza com as mãos que deve ser feita várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca sempre ao tossir e espirrar, evitar levar a mão ao rosto, para diminuir o contato com as gotículas de saliva, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, bem como passar muito tempo em locais com grandes aglomerados de pessoas.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: gripevacina