Cidadeverde.com

Carlos Nathan e José Itamar disputam 2º turno em eleição para vaga na APL

Imprimir


(foto divulgação)

A eleição para um novo imortal para ocupar a cadeira número 24, sucedendo o desembargador Paulo Freitas na Academia Piauiense de Letras, será definida em segundo turno. Os escritores Carlos Nathan Sousa Soares e José Itamar Abreu Costa receberam a maioria dos votos em eleição realizada neste sábado, 10, e a definição do pleito fica para o dia 01 de julho.

Carlos Nathan Sousa Soares e José Itamar Abreu Costa disputaram a vaga com os escritores Dário de Paulo Castro, Diego Mendes de Souza, Francisco Meton Marques de Lima e Kenard Kruel Fagundes dos Santos. Eles conseguiram a maioria dos votos, 12 e 10, respectivamente. De acordo com o Regimento Interno, para a definição em primeiro turno, seria necessário mais da metade dos votos de todos os 39 acadêmicos. 

Carlos Natham e José Itamar disputam a cadeira 24 da Academia Piauiense de Letras, que pertencia ao desembargador Paulo Freitas, que faleceu no dia 23 de janeiro deste ano. O patrono da cadeira era Jonas de Moraes Correia.

Veja breve perfil dos dois candidatos:

Carlos Nathan Sousa Soares

Nasceu em Teresina (1973). É Tecnólogo em Marketing, escritor, acadêmico, professor, poeta e letrista. Integra várias antologias e é vencedor de vários prêmios literários, dentre eles o Prêmio Assis Brasil 2013, o Prêmio LiteraCidade 2013, o Prêmio Machado de Assis 2015 (Confraria Brasil-Portugal) e o Prêmio José de Alencar 2015, da União Brasileira de Escritores – UBE. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2015. É autor dos livros O Percurso das Horas (Edição do autor, 2012), No Limiar do Absurdo (LiteraCidade, 2013), Sobre a Transcendência do Silêncio (LiteraCidade 2014), Um Esboço de Nudez (Penalux, 2014), Mosteiros (Penalux, 2015) e Nenhum Aceno Será Esquecido (Penalux, 2015), seu primeiro romance.

José Itamar Abreu Costa

Idealizou e instalou a Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia (IALLCHE), com sede na invicta Alto Longá, quando resgatou à posteridade a importância dos valores culturais que constituem a história vitoriosa da cidade de Nossa Senhora dos Humildes. Os seus colegas de médicos também reconheceram o valor do cardiologista José Itamar Abreu Costa quando consagraram seu nome para a vice-presidência da Academia de Medicina do Piauí, biênio 2013/14. Entre suas obras estão Um Hospital de Excelência no Céu e Coronárias do Tempo.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais