Cidadeverde.com

Academia de ginástica é interditada e mais 15 notificadas em Teresina

Imprimir

Fotos: CREF-PI

Uma academia na Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina, foi interditada durante ação conjunta do Conselho Regional de Educação Física (CREF)  e Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), nesta terça-feira (13). Charlie Maia, chefe do setor de fiscalização do Conselho, acrescenta que, recentemente,  proprietários de 15 academias foram notificados e têm um prazo para regularizar a situação sob o risco de também terem os estabelecimentos interditados. 

O professor explica que a academia fechada hoje não tinha autorização do CREF para funcionar. Além disto, segundo ele, no local havia apenas um estudante de Educação Física para orientar os alunos. 

"Por lei, todo estabelecimento que atua na atividade fisíca e esportiva precisa registro junto ao Conselho. Essa academia, além de não ser regularizada junto ao CREF, tinha apenas um estudante de Educação Fisica  acompanhando os alunos", disse o professor.

Charlie Maia alerta para os riscos da prática da atividade física sem acompanhamento de um profissional da área. 

"Academia hoje é questão de saúde pública. Quando o trabalho é realizado com segurança, o exercicio traz qualidade de vida. Se o cliente não tem atendimento de um profissional, vai fazer exercício de qualquer jeito e isso pode provocar desde pequenas lesões musculares e articulares até ao óbito, como já aconteceu, pois o aluno vai muito além da condição fisica", alerta.

Durante a fiscalização estão sendo analisados documento da empresa formal, alvará de funcionamento junto ao Corpo de de Bombeiros, responsável técnico pela academia, bem como todo o corpo técnico (ambos devem ser educadores físicos), entre outros. 

Charlie Maia explica também que, encontradas irregulariades, é dado um prazo para que os proprietários dos estabelecimentos regularizem as pendências. 

"Primeiramente, o dono é notificado e tem um prazo de 30 dias para regularizar-se. Passado o prazo, fazemos a autuação, aplicamos multa e concedemos um prazo de 15 dias. Só então procedemos para a interdição que foi o que aconteceu com a academia fechada que já tinha descumprido todos os prazos", disse Maia. 

A academia interditada na zona Sul era de médio porte. O proprietário foi multado em R$ 3 mil e só poderá reabrir o local com toda a documentação em dia. Na semana passada, uma academia no Cristo Rei também foi fechada. 

De acordo com o CREF, existem 200 academias que funcionam legalmente na Capital e pelo menos 15 -em várias regiões da cidade- ainda irregulares, mas dentro do prazo para se regularizarem. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais