Cidadeverde.com

Prefeito vai nomear concursados 'a conta-gotas' devido a crise

Imprimir

 

O prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho (PSDB), descartou a convocação de aprovados em concurso público neste primeiro semestre. Em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta terça-feira (13), o gestor disse que é preciso prudência por conta da crise econômica, razão pela qual ele irá adiar a nomeação de novos servidores enquanto não tiver condições financeiras para garantir o pagamento dos salários de todos sem comprometer as finanças do Município. 

"Todos os concursados que foram aprovados vão ser chamados. Nós queríamos chamá-los ainda neste primeiro semestre. Mas, infelizmente, por conta dessa crise que nós estamos falando, é importante fazer o chamamento com a segurança de que nós vamos chamar esses guardas municipais para que eles tenham seus salários pagos em dia. Não adianta nós fazermos pirotecnia e chamar os concursados que nós não podemos pagar. É necessário ter seriedade no trato da coisa pública e compromisso com a cidade de Teresina. Não adianta fazer pirotecnia em determinado setor e fazer com que toda a cidade seja prejudicada no funcionamento da máquina municipal", disse o prefeito. 

"Neste primeiro semestre nós não temos nenhuma possibilidade de chamar esses concursados. Vamos fazer isso a conta-gotas ao longo do tempo", acrescentou.

Firmino Filho lembrou o atraso de salários do Governo do Estado nos anos 1980 e 1990 e disse que ninguém quer reviver os problemas do passado. "É importante advertir a população do que está acontecendo, porque não adianta estar com a conversa cor-de-rosa e depois encarar a realidade. Todos estão correndo risco. E se essa crise se aprofundar todos vão correr muito mais risco."

O prefeito afirmou que a crise é nacional e reflete nos municípios, que tiveram perdas em suas receitas. Só Teresina registrou uma queda de R$ 120 milhões por ano, o que forçou o município a adotar medidas, como a revisão de contratos, para reduzir as despesas em R$ 60 milhões. 

A queda da receita da Prefeitura se agravou em 2016, quando Firmino Filho temeu pela primeira vez atrasar os salários. "No ano passado nós tivemos momentos de muita dificuldade. Eu confesso que pela primeira vez, no ano passado nós tivemos um risco real de atraso na folha. Este ano, de fato, continua. A nossa maior segurança é que estamos fazendo um projeto de redução de despesas. Esse projeto já produz resultados importantes".

Foto: Roberta Aline

Firmino Filho lametou que a crise política tenha atrapalhado a retomada do crescimento da economia e foi forte ao reafirmar que a Prefeitura precisa ser prudente nos seus gastos. "Quando nós estamos passando por uma queda brutal como essa nós não podemos brincar de fazer novas despesas. É necessário ter seriedade nesse trato porque dinheiro não leva desaforo pra casa. Se você assumir uma despesa que você não pode pagar, você vai atrasar. E se você fizer isso com os servidores, você vai atrasar a folha. E atrasando a folha, a máquina deixa de funcionar. Os hospitais vão fechar, as escolas vão fechar, não vai ter limpeza pública. E nós não queremos essa desorganização para a nossa cidade."

O prefeito reiterou que todos os 208 aprovados no concurso da Guarda Municipal devem ser convocados até o fim do ano e de forma gradativa. Os outros concursos realizados pela Prefeitura só serão homologados quando existir certeza de definição do quadro econômico nacional. 

Mas há previsão para um novo concurso público, que será realizado na Fundação Municipal de Saúde para cargos essenciais que precisam ser complementados. A publicação do edital deve ocorrer em breve.  

Transportes
A crise econômica não afeta as obras de mobilidade urbana porque são realizadas com recursos de empréstimos ou do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que possuem tratamento diferenciado no Orçamento Geral da União. 

Firmino Filho estima que a implantação do sistema de integração das linhas de ônibus, em fase de adaptação na zona Sudeste, seja implementado até o final de julho com a chegada de 34 novos veículos. Até dezembro, com a conclusão do terminal do Parque Piauí, dos corredores das avenidas Miguel Rosa e Barão de Gurgueia e do viaduto da Miguel Rosa, o sistema passa a funcionar na zona Sul. Em 2018, as mudanças vão chegar na zona Norte e, por último, na zona Leste - até o segundo semestre do próximo ano. 

O prefeito também assinará, em breve, a ordem de serviço da avenida Ulisses Marques, que ligará a avenida Presidente Kennedy até o setor de esportes da Universidade Federal do Piauí. Estão ainda na agenda do Palácio da Cidade o projeto executivo da segunda ponte do bairro Poti Velho e a licitação de uma nova ponte que ligará a UFPI até a rotatória do Buenos Aires (balão da Coca-Cola). 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais