Cidadeverde.com
Geral

Começam nesta segunda as inscrições para o Fies

Imprimir

Começam nesta segunda-feira (29) as inscrições para o Financiamento Estudantil (Fies), programa que concede financiamento das mensalidades a estudantes de universidades particulares que não têm condições de arcar com esse custo. O prazo para solicitar o benefício vai até o dia 19 de outubro.

Estudantes que já mantêm contrato devem fazer a renovação até esta terça-feira (30). Atualmente são quase 500 mil estudantes cadastrados e 1.459 instituições de ensino superior credenciadas, segundo informa a Caixa Econômica Federal, que concede o financiamento. De acordo com o banco, são empregados R$ 4,6 bilhões em recursos.
 

Para conseguir o benefício, o universitário deverá passar por processo seletivo conduzido pelo Ministério da Educação (MEC). As informações de inscrição estão disponíveis no site do programa. 

Neste processo seletivo, podem se inscrever estudantes que não façam parte do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para alunos do ProUni foi realizada uma seleção especial.

A concessão dos benefícios seguirá uma ordem de prioridades de graduações. São considerados cursos prioritários os cursos de licenciaturas em química, física, matemática, biologia, engenharia, medicina, geologia, e cursos superiores de tecnologia. A divulgação do resultado é prevista para o dia 3 de novembro.

  Inscrições

No momento da inscrição, a Caixa recomenda que o estudante tenha em mãos os seguintes dados:

- número do CPF;
- dados do seu documento de identidade (número, órgão expedidor, data de expedição);
- dados acadêmicos (curso, habilitação, turno, regime acadêmico);
- dados gerais (quantidade de semestres já cursados na faculdade, valor da mensalidade integral, percentual de financiamento desejado, quantidade de pessoas que compõem o grupo familiar e renda bruta mensal familiar, incluindo o estudante no grupo familiar e no total da renda).

O estudante poderá simular o valor do empréstimo aqui. Para os contratos firmados a partir do segundo semestre de 2006 a taxa de juros é de 6,5% ao ano e exclusivamente para os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos de tecnologia, a taxa de juros é de 3,5% ao ano.

Tags:
Imprimir