Cidadeverde.com

Servidores do Piauí devem atualizar cadastro a partir do dia 22

Imprimir

A Secretaria de Administração e Previdência do Piauí (Seadprev) abrirá, na próxima quarta-feira (22), o prazo para atualização cadastral dos servidores do Governo do Estado. A ideia é manter renovados os dados apresentados pelos trabalhadores e pensionistas no recadastramento feito em 2015. 

"Não é um novo recadastramento. Nós estamos fazendo uma atualização da base cadastral", explicou o secretário Franzé Silva. 

A atualização dos dados poderá ser feita pelo site www.atualizacao2017.pi.gov.br ou através do aplicativo "Piauí na Palma da Mão". O servidor só precisará modificar os dados fornecidos no recadastramento que precisem ser alterados, como mudança de endereço.

Franzé Silva afirma que, com os dados renovados periodicamente, é possível não só fiscalizar se existem servidores irregulares como também trabalhar em prol dos profissionais. "A partir do recadastamento nós passamos a ter elementos para fazer gestão de pessoas no estado".

Entre as medidas previstas pelo Governo do Estado com os dados fornecidos pelos servidores está a melhoria nas ações de saúde e capacitação. A partir das informações do recadastramento, foi possível estabelecer estatísticas sobre trabalhadores que não possuem curso superior ou são hipertensos. 

Um programa batizado de "Bem Estar Servidor" foi criado para atender algumas dessas demandas. Franzé Silva disse que as perícias médicas não deverão somente avaliar a saúde do servidor e mandá-lo para casa sem qualquer encaminhamento. "Nós queremos agora ampliar essa área de atuação fazendo trabalho preventivo. A antiga perícia vai desaparecer". 

Foto: Roberta Aline

Com o recadastramento, o Governo do Estado excluiu da folha de pagamento cerca de 7.000 pessoas, economizando R$ 21 milhões por ano. O cruzamento das folhas de pagamento detectou mais pessoas irregulares e a depuração desse trabalho segue em andamento. 

Salários
O secretário de Administração e Previdência reafirmou as dificuldades para pagamento dos salários dos servidores, mas garantiu o esforço do Governo para evitar atrasos. "O governador Wellington Dias, desde quando chegou nessa terceira gestão, colocou como prioridade nossa o pagamento da folha". 

Franzé Silva confirmou que o Estado continuará tendo como foco "eliminar todas as despesas possíveis". O gestor lembra ser importante manter a filha em dia para dar segurança ao setor privado e manter a circulação de recursos na economia. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais