Cidadeverde.com

Controle de pressão alta, colesterol e diabetes ajudam a evitar AVC

Imprimir

Foto: Arquivo/Revista Cidade Verde

Dr. Benjamim Pessoa Vale foi entrevistado pelo Cidade Verde Notícias

O controle de doênças sistêmicas, como pressão alta, colesterol elevado (dilipidemia) e diabetes pode ajudar a evitar o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale orientou ouvintes da Rádio Cidade Verde sobre o tema em entrevista na Rádio Cidade Verde, nesta segunda-feira (19).

"As pessoas que têm familiares hipertensos, diabéticos e dilipidêmicos têm que redobrar o cuidado a partir da adolescência", disse o especialista, em entrevista ao programa Cidade Verde Notícias. O médico apontou a alimentação saudável e a atividade física como fundamentais para isso e alertou que filhos de pais com essas doenças já apresentam predisposição para desenvolver a mesma.

Doutor Benjamim Pessoa Vale lembrou o dito popular de que a saúde depende de três fatores: comer a metade, andar o dobro e sorrir o triplo. "A população tem quer ter o hábito hoje da elasticidade da paciência, porque nós não temos tempo. Nós comemos o dobro, andamos a metade e vivemos estressados. Nisso você vai desencadeando vários fatores pela própria resposta do organismo. Você aumenta a pressão, come mais e aumenta a obesidade, aumenta a resistência à insulina. Você pode desencandear um diabético secundário e tem o estresse".

Para o neurocirurgião, os hábitos de vida da população no mundo moderno contribuiem para o desenvolvimento de doenças. "O ser humano precisa voltar a ser gente. Essa é a nossa grande dificuldade hoje."

Ouça a íntegra da entrevista:

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais