Cidadeverde.com

Dicas interessantes para aumentar a autoestima

Imprimir

1. Ter sempre uma frase motivacional por perto

Você pode escrever uma frase estimulante como 'Eu quero, posso e consigo.' ou 'Deus ajuda quem cedo madruga.', e colar no espelho do banheiro, na porta da geladeira ou no computador, por exemplo. Ler esse tipo de frase em voz alta é uma boa forma de ouvir sua própria voz, encontrando o encorajamento necessário para seguir em frente.

 

2. Criar um balde de palavras de afirmação

Uma boa dica para aumentar a autoestima é anotar em pedacinhos de papel suas qualidades e objetivos de vida, principalmente os que já foram alcançados. Você pode anotar coisas como:
- Sou feliz por não estar sozinho;
- Sei desenhar muito bem;
- Sou uma pessoa dedicada e esforçada;
- Já consegui aprender a ler e a escrever, posso muito mais;
- Já sei cozinhar alguma coisa;
- Gosto muito das minhas unhas, cor do cabelo ou dos olhos, por exemplo.

Coloque estes pedacinhos de papel dentro de um frasco e leia um destes sempre que se sentir triste e cabisbaixo. Dentro deste frasco também podem ser colocadas frases que podem te estimular a seguir em frente, fotos de bons momentos e de suas vitórias pessoais.

 

3. Fazer atividades que gosta
Fazer atividades, como ir para academia, aprender a dançar, cantar ou tocar um instrumento musical, aumentam a segurança e proporcionam o convívio social, sendo uma boa desculpa para sair de casa, se vestir melhor e se sentir bem consigo mesmo.

4. Cuidar da saúde
Se alimentar bem, comendo alimentos saudáveis e fazer algum tipo de atividade física também é uma boa forma de aprender a gostar mais de si mesmo e do que vê no espelho. Prefira frutas ao invés de doces e pão ao invés de biscoitos recheados. Troque as comidas gorduras ou fritas por algo mais nutritivo, em pouco tempo você deve começar a se sentir melhor e com mais disposição. 

 

5. Fazer as pazes com o espelho

Sempre que se olhar no espelho procure focar sua atenção nas suas características positivas, sem perder tempo com os aspectos negativos da sua imagem. Se realmente não estiver satisfeito com o que vê no espelho ao acordar, você pode dizer 'Eu consigo melhorar' e depois de tomar banho e se vestir, voltar ao espelho e dizer 'Eu sabia, que conseguia, já estou muito melhor agora.'

 

6. Vestir sua roupa preferida 
Quando precisar sair de casa e não estiver muito feliz com sua imagem, vista a roupa que te faça sentir realmente bem. Isso pode beneficiar sua autoestima porque a aparência exterior é capaz de mudar nosso interior. Além disso tudo é preciso aprender a sorrir, até de si mesmo, porque o bom humor tira o peso dos nossos ombros e nos faz seguir em frente com força, coragem e fé. Fazer algo de bom por outra pessoa ou pela sociedade também ajuda a melhorar a autoestima porque podemos nos sentir valorizados e importantes. Existem várias formas de ajudar o outro, seja sendo uma ajuda para atravessar a rua ou sendo voluntário em alguma causa.


Fonte: Tua Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais