Cidadeverde.com

Delegada dá detalhes da morte de namorada de oficial do Exército e crê em feminicídio

Imprimir


A delegada Anamelka Albuquerque informou nesta quarta-feira (21) que o assassinato da estudante Iarla Lima Barbosa se caracteriza como crime de feminicídio. 

Iarla Barbosa foi morta na madrugada da última segunda-feira (19) pelo namorado, o tenente do Exército, José Ricardo Silva Neto. Ele assassinou a namorada e atirou contra duas pessoas: a irmã dela e uma amiga, que estavam juntos durante a discussão. 

"Já fizemos um levantamento preliminar e conseguimos identificar as razões de gênero pelo discurso das pessoas que foram ouvidas. Já identificamos a circunstância qualificadora do feminicídio, então foi cadastrado nessa modulação jurídica e o indiciamento vai seguir a mesma ordem".

A irmã da vítima que foi baleada não foi ouvida, pois ela estava internada e sob efeito sedativo. Ela já teve alta médica. 

Foram ouvidas a amiga, policiais que estavam na festa e testemunhas. A Polícia solicitou também imagens do local e da chegada o tenente em sua residência. 

A delegada disse também que está aguardando laudo de perícia. 

Em depoimento, a amiga de Iarla contou à polícia que a vítima não teve tempo de se defender. 

"Pelo depoimento de uma das vítimas houve ouve uma discussão, mas a vítima não teve oportunidade de verbalizar muito, pois sofreu logo os disparos". 

A delegada ressaltou ainda que a motivação seria por ciúmes e que só legitimiza a conduta do suspeito. 

O que diz a lei do feminicídio

A lei de número 13.104 altera o código penal para prever o feminicídio como um tipo de homicídio qualificado e inclui-lo no rol dos crimes hediondos. Na prática, isso quer dizer que casos de violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher passam a ser vistos como qualificadores do crime. Os homicídios qualificados têm pena que vai de 12 a 30 anos, enquanto os homicídios simples preveem reclusão de 6 a 12 anos.

 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais