Cidadeverde.com

Sacionada lei que garante exame de próstata gratuito

Imprimir

O governador Wellington Dias sancionou o projeto de lei de autoria do deputado Antonio Félix (PPS) que garante exame gratuito do câncer de próstata na rede pública de saúde.

A Lei nº 5.796, de 17 de setembro de 2008, prevê exame gratuito aos homens a partir de 45 anos de idade. Na justificativa do projeto Antonio Félix informou que dados do Instituto Nacional do Câncer demonstram que ?o câncer de próstata é a segunda causa de óbito em homens no País?.
 
Foto: Alepi

Dessa forma a lei torna obrigatória a realização, gratuitamente, do exame de sangue, como medida preventiva no combate ao câncer de próstata, uma vez por ano.

De acordo com o deputado Antônio Félix, a lei vai garantir aos homens o acesso à gratuidade na realização do exame preventivo ao câncer de próstata, tumor maligno mais freqüente no sexo masculino e segunda maior causa de óbitos por câncer entre os homens. ?O câncer de próstata surge com o envelhecimento do homem e é o tipo de tumor mais comum entre os homens com mais de 50 anos de idade?, justifica.

O parlamentar elogiou a atitude do governador Wellingiton Dias que sancionou a lei. "Isso mostra que o governador está preocupado com este problema que ocorre entre os homens. É necessário auxiliar na prevenção e no combate a este sério problema de saúde pública, disse.

Existe uma previsão para 49 mil novos casos de câncer este ano, apesar do aumento da expectativa de vida do brasileiro. O Governo Federal considera o crescimento do índice uma epidemia. Dessa forma o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata com profissionais especializados na área de oncologia, serviço de radioterapia e cuidados de prevenção desde os 45 anos de idade nos homens.
 
Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: