Cidadeverde.com

Piauí alcança 16 mil doações de medúla óssea em 120 dias

Imprimir

Foto: Paulo Pincel
A campanha para o cadastro de doadores de medula óssea no Piauí, iniciada em 27 de maio deste ano, conseguiu superar a meta inicial de 15 mil potenciais doadores no Estado.

 Os números impressionam, se levada em consideração a quantidade de doadores cadastrados entre 1º de outubro de 2004 e 26 de maio de 2008, quando pouco mais de 13 mil pessoas cadastros foram realizados, ?muito pouco diante da enorme procura por doação de medula óssea e da probabilidade desses doadores serem compatíveis com os pacientes que necessitam do transplante?, explica a supervisora de Coleta Externa do Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí), Hortênsia Rocha.

A dificuldade de conseguir os cadastros, acrescenta a supervisora, se deve à desinformação e acessibilidade do doador. ?Nós percorremos o Piauí quase todos. Fomos a 62 municípios, além da região de Corrente, e Teresina, onde percorremos as universidades, onde conseguimos sensibilizar a população, bem como a comunidade universitária, sobre a necessidade de aumentarmos a quantidade de pessoas cadastradas, esclarecendo dúvidas, rompendo preconceitos e mitos sobre todo o processo, desde o cadastro até o transplante?, lembra.

Hortênsia Rocha explica que em 120 dias foram 16.247 candidatos à doadores de medula óssea (até 29 de setembro). ?A campanha continua. Para se cadastrar, a pessoa precisa ter entre 18 e 55 anos de idade, documentação de identidade. Os cadastro podem ser feitos de segunda à sábado, das 7h às 18h. O cadastro é rápido. Após o preenchimento dos dados do doador, é coletado 8 ml de sangue para se fazer o HLA (histopatológico dos tecidos), que faz o mapeamento do DNA do doador, realizado no laboratório de Biologia Molecular da UPFI. O cadastro vale por 20 anos ou 55 anos de vida da pessoa cadastrada?.

O transplante de medula, caso se confirme 100% de compatibilidade entre doador e receptor, é feito em centros de Recife, Rio de Janeiro São Paulo e Curitiba, por conta do SUS (Sistema Único de Saúde). Na história médica o risco é praticamente inexistente. O doador é informado de todos os procedimentos para a coleta da medula óssea. Quem quiser se cadastrar pode procurar a Rua 1° de maio, 235, próximo ao HGV.

São quase 30 mil candidato a doadores de medula óssea. ?A campanha teve como objetivo, além de ampliar o número de pessoas cadastradas, sensibilizar os piauienses para a necessidade da doação, seja de órgãos, sangue ou medula. E a população do Piauí é por natureza extremamente solidária?, finalizou.

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: