Cidadeverde.com

Balé da Cidade completa 24 anos de existência com o tema 'Celebrar'

Imprimir

Dança, arte, cultura, amor, são ingredientes principais do Balé da Cidade de Teresina que completa neste sábado (24) mais um ano de existência, com o tema "Celebrar". São 24 anos enchendo de orgulho o povo piauiense e fazendo de palcos sua estadia. Atualmente o grupo é formado por nove bailarinos e três estagiários.
 
Projetado pela Prefeitura de Teresina e Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), a companhia foi fundada em 1993. Com dança contemporânea, o balé se formou através de oficinas de dança realizadas no Centro Integrado de Arte do Bairro Matadouro, hoje intitulado de Teatro do Boi.
 
Ao decorrer dos anos levou o nome da capital do Piauí para diversos festivais dentro e fora do Estado e já contou com mais de 50 bailarinos e seis diretores. Na atual gestão, Francisca Silva atua na direção há quase dois anos, mas está presente na companhia há 11 anos. "É muito gratificante contribuir com a arte da cidade e do Estado e ver a construção de um sonho de 24 anos ser bem recebido por onde passa", afirmou a diretora.
 
De bailarina à direção, Chica, como é conhecida, afirma que a nova idade do balé chega com o tema de celebração a tudo conquistado até hoje e as novas oportunidades que estão e vão surgir.
 
"Somos de certa maneira o carro chefe daqueles que pensam em se tornar bailarinos profissionais, então buscamos sempre nos aperfeiçoar, aprender com os novos tempos e valorizar o que a arte tem de melhor para oferecer. Esperamos que nosso trabalho contribua, se desenvolva e se perpetue para que outras gerações tenham oportunidades como essa que estamos tendo hoje", disse.
 
Segundo o presidente da FMCMC, Luis Carlos Alves, comemorar os 24 anos do balé é uma forma de incentivar jovens a participarem de oficinas e cursos oferecidos pela prefeitura. "Oferecemos muitos cursos e oficinas e quando a sociedade para e observa o resultado de cada um, é uma forma de incentivar as crianças, jovens, adultos a participarem e valorizarem o que é nosso", disse.
 
A comemoração irá acontecer na zona Sudeste de Teresina, no Espaço Cultural Balde, a partir das 20h. A noite terá uma grande programação, com apresentação do espetáculo "Só não falamos a mesma língua" da companhia, performances com artistas convidados e show com Dj para festejar o momento. Para quem deseja participar da festa e conferir a performance do Balé da Cidade o ingresso custa R$ 10,00.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais