Cidadeverde.com

Fazer curso de pós-graduação amplia capacidade de gerar resultados

Imprimir

Aperfeiçoar habilidades e aprofundar conhecimentos específicos em uma determinada área, reorientar uma carreira e/ou se qualificar para atender às novas demandas do mercado. Estes são alguns motivos que levam um profissional a investir em um curso de Pós-Graduação. Diante das variadas opções disponíveis nas instituições de ensino, especialistas recomendam uma cuidadosa avaliação dos objetivos profissionais antes de dar este importante passo na carreira. 

É o que defende Isabel Cristina, coordenadora de Pós-Graduação da Faculdade DeVry | Facid. Segundo Isabel, o melhor curso sempre será aquele que estiver mais alinhado com os objetivos e metas de cada profissional. “É preciso ter estas metas bem claras e verificar com bastante atenção as disciplinas ofertadas pelos cursos e quais as competências que cada uma desenvolve. Uma vez alinhadas, a escolha será sempre assertiva”, explica.

No Brasil, o programa de Pós-Graduação é dividido em Lato Sensu e Stricto Sensu. Para os profissionais de mercado que estão em busca de aperfeiçoamento e crescimento na carreira, o mais indicado são os cursos de Lato Sensu (Especialização), que visam formar especialistas para atuação nas respectivas áreas de trabalho. Já os cursos de Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) são direcionados para quem deseja seguir a vida acadêmica como docente ou pesquisador.  

A escolha 

Além de avaliar a grade curricular, a equipe de docentes, infraestrutura e a qualidade do ensino, os candidatos a um curso de pós também podem adotar como critério de escolha outras vantagens oferecidas pela instituição de ensino que pretende cursar a Pós-Graduação. Em Teresina, por exemplo, a DeVry l Facid disponibiliza 11 cursos de Pós-Graduação com padrão Internacional nas áreas de Direito, Gastronomia, Saúde, Psicologia e Gestão. O novo ciclo de inscrição para a Pós na Faculdade está iniciando e será marcado com uma palestra no próximo dia 10 de julho a partir das 18h na sede da Instituição de ensino, com a jornalista, professora e coach Karla Nery. As vagas são limitadas e maiores informações podem ser obtidas pelo email [email protected] ou pelo telefone (86) 3216-7931. 

A importância da Pós para o profissional

Em um mercado de trabalho onde as pessoas cada vez mais investem em na formação, ter uma pós-graduação é fundamental para quem busca melhor colocação no mercado. Uma pesquisa divulgada pela Consultoria Produtive, em 2014, revelou que 68% dos executivos possuem uma ou mais especializações e que esses profissionais ganham, em média, 20% a mais do que aqueles que possuem apenas graduação.

Uma das principais dúvidas na hora da escolha de uma pós-graduação é qual o melhor momento para iniciar o curso. Muitos se questionam se vale a pena começar uma especialização logo ao sair da universidade ou se é mais aconselhável esperar alguns anos e ganhar experiência. Este timing, na verdade, depende de fatores particulares que devem ser levados em consideração pelo próprio profissional.

Segundo Isabel Cristina, o profissional que avança em sua formação, buscando graduar-se e aprofundar seus estudos através da pós-graduação, sinaliza para sua organização e para o mercado que está comprometido em ampliar suas competências, habilidades e atitudes de forma a otimizar sua capacidade de gerar resultados. “Em tempos de crise, trata-se de um enorme diferencial competitivo e que é levado em consideração pelos gestores de muitas empresas, principalmente aquelas mais profissionalizadas, que atuam em mercados cujo padrão de competitividade é mais acirrado”, conta

Confira dicas para escolher uma Pós-Graduação: 

Qual o foco da sua carreira?

O profissional precisa ter bem claro os seus objetivos e metas de carreira.

Aquela determinada Pós-Graduação vai ajudá-lo a atingir suas metas?

O curso escolhido deve estar totalmente alinhado com os objetivos e metas da carreira.

A grade de disciplinas do curso permitirá que desenvolva as competências exigidas pelo mercado?

As disciplinas e carga horária do curso precisam permitir que o profissional desenvolva competências exigidas pelo mercado em que ele atua.

A faculdade que oferta o curso escolhido possui credibilidade no mercado?

A visão que o mercado tem sobre Faculdade impressa no certificado trará conceitos prévios que podem ser fundamentais na escolha de um profissional.

A faculdade possui quais diferenciais?

Ofertar um bom curso deixou de ser diferencial e passou a ser critério básico. O profissional precisa estar atento para os benefícios que excedem a sua grade de disciplinas e buscar nos diferenciais ofertados pelo curso, formas de estar ainda mais bem preparado para o mercado de trabalho. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais