Cidadeverde.com

Comissão de Votação Paralela é instalada na Assembléia Legislativa

Imprimir

Foi instalada hoje pela manhã (02), no Plenarinho da Assembléia Legislativa, em Teresina, a Comissão de Votação Paralela do Tribunal Regional Eleitoral, que vai ficar encarregada de demonstrar a lisura do processo e a credibilidade das urnas eletrônicas no dia das eleições.

O coordenador da Votação Paralela, Luis Augusto Guerra Filho, explica que o objetivo da instalação da comissão é justamente demonstrar a confiabilidade do equipamento e a lisura da votação digital. ?Vamos mostrar para os eleitores piauienses que o voto que entra na urna eletrônica é o mesmo que sai, isto é, a quantidade de votos que entra e a mesma que é apurada, não havendo risco de erro?.
 
A comissão vai sortear duas urnas eletrônicas, uma na capital e outra no interior, que serão levadas ao plenarinho da Assembléia para a votação paralela. As urnas sorteadas serão substituída por outras para a votação normal.

Os partidos políticos vão indicar quem participa da votação paralela, que começa às 8h do domingo e termina às 17h, mesmo horário da votação normal.

No caso da urna do interior, ela será trazida de avião para a capital, caso a distância do município onde ela está instalada seja superior a 250 Km. Estudantes de Teresina, previamente selecionados, vão participar da simulação com a urna do interior.

A apuração dos votos nas duas urnas começa logo em seguida ao encerramento, explica Guerra, que montou vários computadores, além de câmeras de vídeo para filmar a simulação.
 
Da redação com informações da Alepi
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: