Cidadeverde.com

Eletronorte construirá mais uma subestação de energia no sul do PI

Imprimir

Foi leiloada na manhã desta sexta (3) a concessão para que mais uma subestação de rede elétrica básica no estado do Piauí. A nova transmissora será implantada na cidade de Ribeiro Gonçalves (560 km de Teresina) e deve não só atender aquela região piauiense como também levar energia para o município de Balsas no Maranhão.

O lote A é formado pelas linhas de transmissão Ribeirão Gonçalves-Balsas, circuito em 230 kV, com 95 quilômetros de extensão, e pelas subestações Ribeiro Gonçalves (500/230/69 kV) e Balsas (230/69 kV), localizadas em Piauí e no Maranhão, respectivamente.

A empresa vencedora foi a Eletronorte, pertencente à Eletrobrás. Para ganhar a disputa, era necessário dar um lance onde a concorrente apresentasse com o menor receita anual. A Eletronorte apresentou a receita de R$ 6,029 milhões.

A previsão é que os empreendimentos iniciem operação comercial num prazo de 18 meses.


Leilão

Ao todo, foram leiloadas as concessões para 19 linhas de transmissão e 20 subestações em todo o país. Juntos, os sete lotes representam uma extensão de 356 quilômetros em seis Estados. Os investimentos necessários são da ordem de R$ 500 milhões.

As novas construções devem diminuir o peso das contas de luz no bolso do consumidor. Isso porque novas linhas de transmissão da região norte do país reduzirá o uso das usinas térmicas que usam carvão e isso resultará na redução de gastos para todo o país já que a geração dessa energia é subsidiada entre os consumidores brasileiros.
 
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: