Cidadeverde.com

BR-135 segue interditada após vazamento de combustível e há risco de explosão

Imprimir

Fotos: PRF/PI

Atualizada às 25/07 - 09h10

O trecho da BR-135 no município de Eliseu Martins, 489 quilômetros de Teresina (PI), continua interditado nesta terça-feira (25). O caminhão tanque já foi removido do local. Técnicos e peritos trabalham na remoção do combustível derramado na pista, após acidente ocorrido no último sábado. 

A areia misturada com o combustível está sendo retirada e será colocada outra areia no local. “O problema é que o combustível infiltrou na areia e no asfalto, por isso tratores vão retirar a areia contaminada e colocar outra areia para evitar contaminação do lençol freático”, declarou o inspetor Jonas Mata. 

A empresa transportadora tomou todas as providências necessárias e seguiu as recomendações da Secretaria do Meio Ambiente. A pista está interditada nos dois sentidos e há risco de explosão no local.

Um desvio foi feito pela PI-394 em um trecho de aproximadamente sete quilômetros em uma via de cascalho, paralela à BR-135. Há muita poeira, mas o trânsito está fluindo normalmente no desvio. Por orientação de técnicos da Semar, o trecho continua interditado por risco de incêndio. 

A previsão da Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) é de que a limpeza possa ser concluída nesta terça-feira, mas não há previsão concreta de liberação do trecho.

O acidente 

O caminhão seguia de Teresina para Bom Jesus quando as rodas dianteiras do lado direito desceram para fora da pista, que conta com um desnível de aproximadamente 30 centímetros. Ao tentar retornar, o motorista perdeu o controle e o veículo capotou. A PRF-PI acredita que o problema na rodovia, sem acostamento, tenha provocado o acidente. 

Técnicos e peritos da Suatrans, empresa de Fortaleza (CE), foram ao local para trabalha na remoção do combustível do tanque e dos gases que ficam no interior do veículo - estes podem provocar explosão do caminhão. O procedimento é demorado e considerado de alto risco. O veículo tinha capacidade para transportar 15 mil litros de gasolina e 15 mil litros de óleo diesel. 

Parte do asfalto está cedendo por conta do contato com o combustível. Técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) vão avaliar o impacto ambiental. 

A PRF-PI reforçou suas equipes no trecho para orientar os motoristas a desviarem por uma estrada vicinal para quem vai de Eliseu Martins a Colônia do Gurgueia, bem como quem vem no sentido oposto. 

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais