Cidadeverde.com

Termo permite que polícia e MP acessem dados de empresas da Junta Comercial

Imprimir

As investigações de combate a crimes tributários e corrupção a partir de agora ficarão mais céleres. Isso porque, na manhã desta terça-feira (25), a Junta Comercial do Estado em conjunto com a Delegacia Geral de Polícia Civil, Ministério Público do Estado do Piauí (MPE)  e Procuradoria da Fazenda assinaram termo de cooperação técnica para que os órgãos tenham acesso ao dados de empresas catalogados no banco de dados da Junta.

O acesso será através do Piaui Digital. A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, explica que o sistema já existe, mas que antes estes órgãos fiscalizadores não tinham acesso direto a plataforma. Agora eles poderão acessar diretamente o banco de dados da Junta Comercial do Estado do Piauí, através de link online disponibilizado.

“Semanalmente recebemos dezenas de solicitações de informações de instituições como estas. Ao aderirmos ao sistema online estaremos reduzindo o tempo de espera na resposta e realizando uma economia significativa de recursos materiais e humanos”, esclarece a presidente, Alzenir Porto.

A meta da Jucepi é firmar essa parceria com 15 órgãos. Três destes (MPE, Procuradoria da Fazenda e Polícia Civil) assinaram termo de acesso hoje.

O delegado geral de Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista, disse que o acesso ao sistema vai auxiliar no planejamento de ações de combate a crimes tributários,  improbidade administrativa e corrupção.

"Teremos mais agilidade porque vamos acessar os dados das empresas diretamente no sistema. Antes, a autoridade policial tinha que fazer uma solicitação para ter acesso aos dados", observou Riedel Batista. 

O procurador geral do Ministério Público, Cleandro Moura, ressaltou também que o combate a improbidade será mais célere a partir de agora. Os representantes dos órgãos afirmam que demoravam meses para ter acesso aos processos que continham dados das empresas. 

O termo foi assinado e tem validade de quatro anos, podendo ser renovado ao término do prazo estabelecido.

 

Flash Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais