Cidadeverde.com

TRE reconhece terceiro mandato e cassa vice-prefeito de Várzea Branca

Imprimir

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) cassou nesta terça-feira (1), o mandato do vice-prefeito de Várzea Branca, Ison Dias dos Reis.  Ele foi acusado pelo candidato derrotado no pleito de 2016, João Dias Ribeiro, de estar exercendo o terceiro mandato no município. 

Segundo a ação, Ison Dias havia sucedido seu irmão Wilson Dias dos Reis, que ocupou o mesmo cargo nos quatro anos anteriores, o que inviabilizaria sua reeleição em 2016.

A defesa alegou que o juiz eleitoral da 95ª Zona não tinha competência para julgar o caso, e no mérito afirmou não haver inelegibilidade e que, caso reconhecida, não alcançaria o diploma do prefeito eleito.

A decisão foi por maioria, sendo vencidos o relator do processo e o juiz Antonio Lopes de Oliveira. 

O prefeito Idevaldo Ribeiro da Silva teve o mandato preservado. O TRE entendeu que a inelegibilidade quando se trata de recurso contra expedição de diploma possui natureza pessoal.

"No caso em comento, discute-se inelegibilidade exclusivamente pessoal, uma vez que diz respeito à relação de parentesco entre o vice e o ex-vice-prefeito de Várzea Branca. Essa circunstancia não contaminou a legitimidade dos votos obtidos pelo prefeito eleito”, diz parecer do Ministério Público Eleitoral.

Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Hérlon Moraes
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais