Cidadeverde.com

Eleitores de Miguel Leão voltam às urnas no próximo domingo

Imprimir

Os 1.242 eleitores do município de Miguel Leão vão voltar às urnas neste domingo (6). Eles vão escolher o novo prefeito da cidade, após a cassação de  Joel de Lima (PSD) e seu vice Jailson de Sousa (PT). Os dois foram acusados de conduta vedada a gestor público. A eleição suplementar acontece nove meses após o pleito de 2016.

Jailson de Sousa, vice que foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), agora disputa a prefeitura tendo como vice Evandro Roberto Silva. Os dois integram a coligação "Para continuar crescendo (PT-PSD)". Do outro lado, pela coligação "Renovar é Preciso (PR-PP)", concorrem Roberto  César de Arêa Leão Nascimento (PR) e o vice Gonçalo Batista dos Santos.

Os registros dos candidatos foram deferidos no dia 13 de julho pelo juiz da 58ª eleitoral, Carlos Alberto Bezerra Chagas. O cartório eleitoral que abrange a Miguel Leão tem sede em Monsenhor Gil e está funcionando em regime de plantão das 7h às 19h. 

A propaganda política teve início no município em 7 de julho, segundo o calendário eleitoral divulgado pelo TRE. Hoje, por exemplo, nenhum eleitor poderá ser detido ou preso salvo as excessões previstas na lei eleitoral. O dia 3 é a data limite para a realização de comícios. Os candidatos poderão fazer caminhada até às 22h de sábado.

No domingo (6), como já é de costume, a votação vai acontecer das 8h às 17h. A apuração acontece logo em seguida.

A cassação

 Joel de Lima foi o primeiro prefeito eleito que teve o mandato cassado após as eleições de 2016. Ele foi acusado ainda de abuso de poder político e econômico por ser prefeito concorrendo a reeleição  e ter participado de inaugurações em período vedado. O prefeito esteve na inauguração de um Centro de Idosos e de um estádio de futebol chamado Altamirão. 

Na época das eleições de 2016, ele teve o registro da candidatura cassado pelo juiz da zona de Monsenhor Gil, mas mesmo assim seguiu com a candidatura. Joel foi eleito com 53,52% dos votos válidos, foi diplomado e tomou posse no dia 1 de janeiro deste ano.

Quem assumiu a prefeitura foi o presidente da Câmara Municipal de Miguel Leão, Antônio José de Abreu (PT), que também teve o mandato de vereador cassado pelo TRE no dia 19 de junho.

Hérlon Moraes e Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais