Cidadeverde.com

Começou a votação para 5.563 prefeitos e 52.137 vereadores

Imprimir

Começou, às 8h deste domingo (5), a votação para a escolha de prefeitos e vereadores em 20 estados brasileiros. No Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul os locais de votação serão abertos às 9h (horário de Brasília), devido à diferença de fuso horário.

Mais de 128 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo no primeiro turno das eleições em um total de 5.563 municípios do país ?apenas no Distrito Federal e em Fernando de Noronha não haverá votação. Os postos de votação e justificativa estarão abertos das 8h às 17h de cada estado.

Disputarão uma vaga de prefeito, vice-prefeito ou vereador 379.395 candidatos, dos quais 298 mil homens e 81 mil mulheres. Estão em jogo 5.563 cargos de prefeito e 52.137 vagas para as Câmaras de Vereadores.
 
Nas 77 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores há a possibilidade de haver segundo turno na votação para prefeito e vice-prefeito. O segundo turno está marcado para o próximo dia 26 e só acontecerá quando nenhum candidato dessas cidades obtiver 50% mais um dos votos válidos.

Os eleitores que não estiverem neste domingo na cidade onde votam deverão justificar a ausência. Todos que não estão no município onde votam já podem imprimir o documento, para então apresentá-lo nos postos de justificativa ou em qualquer seção eleitoral. Os formulários também serão distribuídos no dia das eleições nos locais de votação.

Para votar, o eleitor deve comparecer à sessão eleitoral com o título de eleitor ou documento com foto. Veja aqui onde votar, como justificar e para imprimir a "cola" para a eleição. O TSE proibiu que os eleitores entrem na cabine de votação portando celulares, máquinas fotográficas e filmadoras. O objetivo é garantir o sigilo do voto.

O TSE disponibiliza em seu site uma página onde o eleitor pode consultar a zona eleitoral e seção de votação. Caso não lembre o local, clique aqui para consultar. Para fazer a consulta, é necessário informar o número do título eleitoral.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto disse que os resultados da maior parte dos estados devem sair ainda neste domingo. "Espero que as coisas corram da melhor maneira possível e o Brasil tenha uma eleição municipal de qualidade."

TESTE BIOMÉTRICO
A novidade desta eleição será a votação biométrica. Três municípios foram escolhidos para inaugurar o sistema, em que os eleitores são identificados por suas impressões digitais. Dados dos eleitores de São João Batista (SC), Colorado D´Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS) foram cadastrados para a eleição pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. Segundo o TSE, o cadastro biométrico deverá ser implementado nos próximos dez anos em todo o país.

O sistema biométrico poderá dar mais agilidade e segurança às eleições, ampliando os avanços das urnas eletrônicas. Antes das urnas, as eleições no Brasil não tinham uma apuração tão rápida e segura. Na República Velha, por exemplo, os brasileiros podiam demorar meses para saber o resultado oficial de um pleito.

O voto com cédula de papel era mais fácil de fraudar, e muitos votos eram literalmente perdidos. No período colonial, as votações ocorriam nas igrejas. Ao contrário do que ocorreu em eleições anteriores, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas estarão liberadas em três estados (São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Santa Catarina).

TROPAS
Em mais de 460 cidades brasileiras haverá a presença de tropas federais para garantir a segurança e a normalidade do processo eleitoral. O número supera a quantidade de envios das Forças Armadas autorizados na eleição municipal de 2004, quando 306 cidades tiveram os pedidos atendidos.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: