Cidadeverde.com

Gabinete de gestão discute eixos para plano de segurança

Imprimir

Foto: Júnior Andrade

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) se reuniu nesta quinta-feira (3) para discutir os eixos temáticos que vão compor o Plano Estadual de Segurança. Entidades como Ministério Público, Seplan, Judiciário e sociedade civil participaram da reunião, que contou com a presença da vice-governadora Margarete Coelho. Na primeira fase de construção, o gabinete visitou os 12 territórios de desenvolvimento do estado.

"Organizamos os dados com as falas das pessoas em cada território em que percorremos. Agrupamos as ideias em vários núcleos. Cada categoria dessa é um campo de diretriz no plano de segurança. Vamos estabelecer as câmeras técnicas e quem vai ficar responsável por cada uma para que essas câmeras discutam com profundidade a fala do povo nas plenárias territoriais", disse a delegada Eugênia Vila, diretora de gestão interna da Secretaria de Segurança.

Segundo a vice-governadora, o plano entra na fase técnica para transformar a demandas da população em políticas públicas. "Pensamos em fazer o plano da forma mais participativa possível. A primeira parte foi ouvir as pessoas onde elas vivem. São 12 territórios e fomos a cada um deles. Lá aplicamos grupos de trabalho, discutimos em cada grupo, agora vamos trabalhar essas informações. Agora é trabalho técnico de transformar em políticas públicas. Estamos pedindo ajuda de outras instituições", explicou.

Entre essas instituições estão a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a FGV, além de UFPI e IFPI.

A elaboração do Plano usa como base a política de desenvolvimento da Secretaria de Planejamento do Estado e foi construído com base em cinco eixos temáticos, a partir da política nacional de segurança e do ideal de desenvolvimento econômico e social.

Júnio Andrade (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais