Cidadeverde.com

Equipe do Ministério da Saúde faz vistoria em UBS de Água Branca

Imprimir

Profissionais que compõem uma das equipes de vistoria do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde, estiveram na cidade de Água Branca para fiscalizar a situação das Unidades Básicas de Saúde do Município. A vistoria aconteceu na última quinta-feira (21).
 
O PMAQ, criado em 2011 pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos.
 
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, as vistorias podem elevar os repasses para o município. “O Ministério da Saúde faz um repasse mensal para que os municípios façam investimentos na melhoria do acesso e da qualidade da Saúde na atenção básica. Anualmente as equipes vêm ao município fazer a avaliação de como esse investimento foi aplicado, tanto na área de infraestrutura, melhoria da acessibilidade, como também do serviço oferecido e dos profissionais. Esse programa ele eleva o repasse de recursos de incentivo federal para os municípios que participam”, afirma.
 
O secretário também informa que o programa já está no terceiro ciclo de avaliação no município. “Este ano nós passamos pelo terceiro ciclo de avaliação, além de serem avaliadas as equipes de saúde da família também foram avaliadas a equipe de saúde bucal e o núcleo de apoio à Saúde da Família”, diz.
 
Amilton Feitosa ainda destaca que na fiscalização anterior, realizada no ano de 2015, as equipes foram muito bem avaliadas. “Na última avaliação sete equipes foram vistoriadas e cinco foram classificadas com uma nota muito acima da média que o Ministério da Saúde coloca como necessária, o que nos deixa bastante orgulhosos”, finaliza. 

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais