Cidadeverde.com

Greve dos bancários inicia com quase 100% de adesão da classe

Imprimir
O primeiro dia da greve dos bancários foi muito positivo segundo o sindicato da classe. Segundo o presidente da categoria, José Ulisses Oliveira, 90% dos bancos de Teresina e 70% do interior estão paralisados.
 
Fotos: Carlos Lustosa/Cidadeverde.com

Com greve, só os caixas eletrônicos funcionarão

 

?Mais de dois mil bancários deixaram de trabalhar no Piauí. Essa é a maior adesão que já tivemos nos últimos dez anos?, garante Ulisses. Segundo ele, o comando de greve vinha discutindo com os banqueiros há cerca de dois meses, mas não obtiveram sucesso.

 

A proposta oferecida pelos donos dos bancos é de um 7,5%, referente à inflação do período. Os bancários querem além deste reajuste, um ganho real de 5% e um aumento no salário dividido em três vezes, onde o atual vencimento de R$ 921 passaria para R$ 2.074.

 

Dados do sindicato afirmam que estão funcionando apenas 30% dos serviços bancários: as gerências e o auto-atendimento.
 

Sindicato afirma que banqueiros não querem negociar

 

Negativa

De acordo com José Ulisses os banqueiros já estão tentando utilizar a crise internacional como justificativa para não dar o aumento. ?Mas é algo injustificável. A inadimplência (uma das causas da crise) é mínima no Brasil. Além disso, enquanto os bancos dos Estados Unidos e Europa quebram, os daqui têm lucros recordes?, afirma o presidente.

 

Público

A população aparentemente está simpática à causa. Segundo a professora Irismar da Silva, a greve dificulta os serviços ao público, mas é justa. ?Hoje em dia, não tem outra saída. Se até quem faz greve, muitas vezes não consegue nada. Pra gente fica mais difícil, mas eles têm direito?, opina a funcionária pública Fátima Sampaio que tinha ido ao banco fazer um depósito no auto-atendimento.
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: