Cidadeverde.com

Ufpi anuncia novo curso de medicina em Parnaíba

Imprimir
A cidade de Parnaíba vai ganhar um curso de medicina a partir de 2009. A garantia foi do reitor da Universidade Federal do Piauí, professor doutor Luiz de Sousa Santos Júnior, durante visita ao gabinete do prefeito José Hamilton Castelo Branco(PTB), na manhã de quarta-feira(08).
 

 
 Ele ouviu do prefeito reeleito a garantia de continuar reforçando politicamente a iniciativa, além do apoio institucional da Prefeitura. "O Ministro da Educação já autorizou e agora estamos trabalhando no projeto do curso de Medicina para Parnaíba", anunciou Luiz Santos Júnior. Ele considerou decisivo o apoio político manifestado também pelo Governador Wellington Dias, pelo Ministro da Educação e pelo presidente Lula para que Parnaíba ganhe mais este curso. O vice-prefeito eleito de Parnaíba, advogado Florentino Neto, também participou da reunião e passou a integrar o grupo que ajudará José Hamilton na implantação do novo curso.
 
Além da estrutura física do Campus Ministro Reis Velloso, que está sendo ampliado, o curso de medicina de Parnaíba vai também utilizar também a parte física e os equipamentos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, que já está passando por um processo de modernização. O reitor disse ter visitado o Hospital Dirceu Arcoverde e ficado impressionado com o modelo de gestão implantado. Ele considerou o estabelecimento apropriado para ser um hospital-escola, sem prejuízo para as ações normais que já são ali desempenhadas. Neste sentido, o prefeito José Hamilton anunciou: "O Hospital Dirceu Arcoverde terá a sua estrutura ampliada".
 

O prefeito reeleito José Hamilton lembrou que há cerca de 30 anos o campus da Universidade Federal do Piauí vinha funcionando com apenas quatro cursos e que há cerca de dois anos teve esse número elevado para 11 e agora está prestes a receber mais um que é o de medicina. Na opinião dele isto representa o compromisso da instituição, do governador Wellington Dias e do Presidente Lula no sentido de tornar Parnaíba uma referência educacional para a região.

José Hamilton disse também que o novo investimento justifica-se ainda pelo fato de ser Parnaíba uma cidade líder numa região com mais de 700 mil habitantes, incluindo municípios do próprio Piauí, Ceará e Maranhão. "O que existe agora é uma decisão política e até o final de 2009 nós vamos estar já bem encaminhados para iniciarmos este curso de medicina que vem resolver um grave problema que nós temos", confirmou. O prefeito relatou que o município, por exemplo, tem dificuldades na contratação de profissionais médicos de várias especialidades porque, segundo ele, o número deles é insuficiente para Parnaíba e para a região toda.

A implantação do curso de medicina e do hospital-escola coincide com o projeto do prefeito José Hamilton de instalação de um outro hospital especializado em oncologia (câncer), fato considerado positivo e oportuno por Luiz Júnior, durante a visita oficial. O reitor fez questão de deixar bem claro que a implantação do curso de medicina é um "sonho acordado". Ou seja, não é uma fantasia, mas  um projeto que tem sua execução garantida. "Eu não poderia jamais gerar uma expectativa em toda esta macro-região se eu não tivesse apoio político garantido colocá-lo em prática", afirmou.
 
 
 
Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: