Cidadeverde.com

Eleição muda partidos líderes em 11 Estados

Imprimir

No reequilíbrio de forças após o primeiro turno das eleições, 11 dos 26 Estados têm novos "donos", quando considerados o total de municípios governados. Em seis casos, um partido de oposição passou o bastão para um da base aliada. O contrário só aconteceu uma vez, em Roraima, onde o PSDB assumiu a liderança.

O PMDB é o grande protagonista dessas trocas de guarda. Em 14 Estados, o partido conquistou a hegemonia em número de prefeituras a serem governadas a partir de 1º de janeiro de 2009. Em 2004, havia feito o maior número de prefeitos em apenas cinco Estados.
 

Dos 14 Estados onde tem mais municípios, em seis a sigla também controla o governo estadual. No Mato Grosso do Sul, arrematou a capital, Campo Grande, com a eleição de Nelson Trad. O mesmo pode acontecer no Rio, em caso de vitória de Eduardo Paes, e em Santa Catarina, se Dário Berger vencer em Florianópolis.

O peso com o qual o PMDB sai das urnas o credencia no processo de escolha dos candidatos da eleição de 2010. Antes mesmo da eleição, o presidente Lula já manifestara a aliados o desejo de ter um peemedebista na chapa do PT à Presidência.

Parte desse domínio do PMDB foi conquistado antes mesmo das votações, na base da cooptação de prefeitos de outras agremiações. O partido entrou no domingo à frente em número de municípios em 12 Estados, segundo dados da Confederação Nacional de Municípios. Ou seja, sem precisar ir às urnas, o PMDB já havia virado o jogo em sete Estados.

 Um caso emblemático é a Bahia, onde o PMDB tinha apenas 20 prefeituras em 2004. Sob o comando do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), que vem se consolidando como herdeiro do carlismo no Estado, o partido entrou nas eleições com 57 municípios e saiu delas com 114.

O grande derrotado na Bahia é o DEM, que praticamente trocou de posição com o PMDB --os prefeitos democratas eram 153 em 2004; agora são 43. Considerando todos os Estados, o DEM sofreu o maior revés. Em 2004, tinha o maior número de municípios em seis Estados e agora não domina nenhum. Por isso, a vitória de Gilberto Kassab em São Paulo tornou-se questão de honra --e de sobrevivência política.

O PSDB terá quatro Estados sob sua hegemonia --melhor desempenho entre os partidos de oposição. Nesta eleição, roubou a liderança do PMDB em Roraima, onde aumentou o número de prefeitos de dois para oito. Também manteve a dianteira em São Paulo, Minas e Ceará, embora tenha perdido terreno nos três casos (ao todo, obteve 43 prefeitos a menos).

PT, PDT e PP comandarão a teia municipal em dois Estados cada. Os petistas garantiram a dianteira no Acre e, junto com o PMDB e o PDT, no Amapá. Outra mudança ocorreu em Goiás, onde o PMDB retomou o controle. Venceu 56 cidades, incluindo a capital Goiânia, 14 a mais do que governa hoje.

Em Pernambuco, o DEM havia feito o maior número de prefeitos em 2004 e hoje. Domingo, o quadro mudou. O PSB do governador Eduardo Campos mais do que dobrou o número de prefeitos (de 21 hoje para 49), seguido do PTB e do PR, ambos com 30 prefeituras cada. O PTB é liderado no Estado pelo ministro José Múcio (Relações Institucionais), que se manteve fora da campanha em Recife, mas se dedicou em eleger prefeitos em pequenas e médias cidades do Estado.

 

Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: