Cidadeverde.com

OAB reconhecerá Esperança Garcia como 1ª advogada do PI

Imprimir

A Ordem dos Advogados do Brasil – PI celebra, nesta terça-feira (5), o reconhecimento de Esperança Garcia como a primeira advogada do Estado. O evento acontece às 18h, no Auditório Ministro Reis Veloso, AOB – PI. 

Considerando a história de Esperança como símbolo de resistência à escravidão a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil secção Piauí fez o pedido para que Esperança fosse considera a primeira advogada do Piauí.

A Comissão preparou um dossiê intitulado “Esperança Garcia e os Usos da Memória para a Construção da Identidade Negra no Piauí” que resgata a época que Esperança Garcia viveu, bem como nosso processo de  colonização e escravidão. Tais questões contribuíram para construção da nossa atual identide como piauienses e brasileiros.  O documento será apresentado durante o evento.

Quem é Esperança Garcia
Esperança Garcia é uma mulher, negra, escravizada, mãe, que escreveu uma carta, em 6 de setembro de 1770, denunciando as situações de violências pelas quais passava a uma alta autoridade, o governador da província do Piauí. É símbolo de resistência e entra para a história ao ousar lutar por seus direitos, de suas filhas, do marido e de suas companheiras no contexto do Brasil escravocrata no século XVIII, mais de cem anos antes de o Estado brasileiro reconhecê-los formalmente. 
 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais