Cidadeverde.com

Taxa de não doação de órgãos no Piauí chega a 64%

Imprimir

Fotos: Pablo Cavalcante/Rádio Cidade Verde

A Central de Transplantes do Estado do Piauí tem se esforçado para reforçar as campanhas para conscientizar a população sobre a doação de órgãos. A taxa de não doação no Piauí chegou a 64%, segundo dados revelados pela doutora Maria de Lourdes Veras, coordenadora da central, em entrevista ao Cidade Verde Notícias desta terça-feira (5). 

"O Piauí tem um dos maiores índices de não doação. O nosso último levantamento, nós chegamos a 64% (...) É uma média muito maior que a média do Brasil, que chega em torno de 38% a 40%", revelou a doutora, na entrevista para a Rádio Cidade Verde. 

A Central tem procurado intensificar campanhas de conscientização, pois a doação de órgãos ainda esbarra na decisão da família. No Brasil, nenhum documento deixado pelo paciente já falecido é reconhecido para efeito de doação, pois a palavra da família é soberana. 

Entre as dificuldades para mobilizar doadores estão os temores de que a retirada do órgão pode deformar o corpo, ou dúvida sobre quem receberá o órgão transplantado, além de alegações religiosas e outros fatores culturais.  

"O processo é muito seguro, ele é todo regulado pelo Ministério da Saúde. Os critérios de distribuição dos órgãos são internacionais, não existem privilégios", explicou a coordenadora da Central. 

A solidariedade de familiares poderia ter ajudado a reduzir a fila de transplantados no Piauí. Quase 400 aguardam transplante de córnea no estado, que só conseguiu realizar 84 transplantes no primeiro semestre. "É a nossa maior fila e os nossos trabalhos têm sido intensificados para que a gente possa resolver esse problema da grande demanda de transplante de córnea", avaliou Maria de Lourdes Veras. 

Órgãos doados
A fila de doação de órgãos é estadual, mas passa a ser nacional quando o transplante é de urgência. Só em 2017, o Piauí já enviou 14 fígados para outros estados. 

Já o transplante de coração é mais delicado. Como geralmente só se tem quatro horas para realizar a cirurgia, o Piauí não costuma enviar o órgão para outros estados. Teresina realizou transplantes de coração até 2008 na rede privada de saúde.

A rede estadual tem feito transplantes de rins, tanto de doadores vivos como já falecidos. Foram 19 cirurgias no Hospital Getúlio Vargas só neste ano. 

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais