Cidadeverde.com

Professor de SP diz que reforma ortográfica é apenas simbólica

Imprimir
O professor-doutor da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), Sírio Possenti, que está em Teresina para participar do 3º Emel(Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras) da Ufpi, afirmou que a nova reforma ortográfica da língua brasileira é apenas simbólica.
 

O professor doutor Sírio Possenti

Segundo o docente, a reforma proposta para dar unidade à língua nos países que falam  português não modifica em nada o entendimento das pessoas. Apesar de mudar a ortografia das palavras, as mudanças só servem para resolver o problema ?imaginário? de quem é o dono da língua no mundo.

?A unificação é da ortografia e não da língua em si. As palavras irão mudar na forma de acentuar, mas suas pronúncias continuarão as mesmas. Essa mudança resolve apenas o problema simbólico de discutir quem é dono do português?, afirmou.

Sirio Possenti ainda ressaltou que a reforma ortográfica não irá contribuir para a diminuição  dos erros que muitas pessoas cometem ao escrever. ?Os erros das pessoas  não fazem parte do que está previsto com a reforma, como o uso do hífen ou a acentuação de palavras como vêem ou crêem. Elas erram coisas mais simples, como não saber quando usar a letra ?U? e ?L?, em palavras como Mau e Mal?, destacou o professor.

O doutor da Unicamp profere palestra nesta sexta-feira(10), às 18 horas, no auditório do Centro Tecnológico da Ufpi. Ao participar do evento, o professor irá falar sobre o discurso da imprensa sobre a língua portuguesa. No encontro,  Sírio Possenti vai discutir a falta de divulgação da nossa língua na a mídia.

 

Záira Amorim
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: