Cidadeverde.com

Dia do Vaqueiro é aprovado pelo Senado

Imprimir

 
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (8), o Projeto de Lei da Câmara 28/07, criando o Dia Nacional do Vaqueiro. A data será comemorada no dia 29 de agosto, dia em que, em 1944, foi realizada a primeira passeata de vaqueiros do Brasil, na cidade de União, no Piauí. "Vinculada a essa manifestação, ocorre a maior festa de vaqueiros do Brasil", diz o autor do projeto, deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI).

 

Após ser aprovado na Câmara, coube à Comissão de Educação do Senado dar a palavra final sobre o mérito do projeto. No parecer aprovado na úlitima quarta (8), pelo Plenário,os senadores reconheceram que a instituição de um Dia Nacional do Vaqueiro é uma das homenagens mais apropriadas que se pode fazer a um profissional brasileiro. "No Congresso Nacional, já tivemos a oportunidade de aprovar celebrações as mais diversas, mas faltava, ainda, uma que contemplasse esse verdadeiro herói dos sertões", diz o parecer.

 

Ao justificar a proposição, Nazareno sustenta que o vaqueiro é uma figura representativa da cultura brasileira, tendo em vista as profundas raízes desse trabalhador para a expansão brasileira rumo aos sertões: "Além da atividade de pastoreio, a esse personagem estão vinculadas a arte do couro, as habilidades eqüestres e também a música", assinala o parlamentar piauiense.

 

Defendendo o projeto, o parecer da Comissão de Educação do Senado diz que, ao lado da significação econômica que teve e tem, o vaqueiro representa um símbolo cultural do que se pode chamar legitimamente de brasilidade. "Além de ser aquele que permitiu a ocupação de vastas extensões de terra desde o período da Colônia, o vaqueiro tem sido o responsável pela guarda e transmissão de muitas das tradições nacionais, entre elas a arte do couro e diversas manifestações artísticas orais, como os aboios, os cantos e contos da memória popular. A criação de um Dia do Vaqueiro reveste-se de uma grande significação para a cultura brasileira. Tendo em vista o caráter meritório, a constitucionalidade, a juridicidade e a boa técnica legislativa, somos pela aprovação do Projeto de Lei", grafaram os senadores.

 

O deputado manifestou total confiança na sanção do projeto pelo presidente Lula. "O presidente é, antes de tudo, um homem nordestino, que reconhece a importância da homenagem a estes profissionais que traduzem a garra, o destemor, a força e a fé do povo sertanejo", declarou. (Brasília, 09 de outubro de 2008).
 
 
 
Redação
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: