Cidadeverde.com

Expectativa de contratação no Brasil é positiva para 4º tri de 2017, diz pesquisa

Imprimir

A expectativa de contratação de profissionais no quarto trimestre de 2017 no Brasil segue positiva, segundo pesquisa de emprego do ManpowerGroup. De outubro a dezembro de 2017, a intenção de recrutamento no país será de 1%, mesmo índice do trimestre anterior.

Segundo o levantamento, o resultado representa um crescimento de 8 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. No país, 12% dos empregadores esperam aumentar o quadro de profissionais nos próximos três meses e 69% não preveem mudança em sua força de trabalho atual.

“O resultado da pesquisa reflete uma estabilidade na situação de empregabilidade no Brasil e um notável crescimento quando comparado com o levantamento do ano passado. Estes são os melhores indicadores desde o segundo trimestre de 2015. A boa notícia foi o início da recuperação do setor de construção, que, apesar de ainda estar negativo, com -6%, foi o que mais se fortaleceu no trimestre com crescimento de 10 pontos percentuais”, analisa Nilson Pereira, CEO do ManpowerGroup no Brasil.

Foram entrevistados 850 empregadores no Brasil, além de 59.049 profissionais em 43 países.

Por setor
Seis de oito setores da indústria têm expectativa de crescimento na contratação no quatro trimestre de 2017. Comércio atacadista & varejista é a área mais otimista, com previsão de crescimento de 11%, indicador mais otimista dos últimos três anos.

Os empregadores do setor de transportes & serviços relataram os piores indicadores, com -7%. O resultado representa um aumento de dois pontos percentuais quando comparado com o trimestre anterior e crescimento de três pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano passado.

“A crise econômica fez com que a maioria das empresas repensasse suas estratégias de RH e já estamos percebendo sinais que os profissionais que estavam sem emprego estão retornando ao mercado de trabalho gradualmente. Além disso, os grandes volumes de contratação não ocorrerão em curto prazo, pois as empresas utilizarão inicialmente sua capacidade ociosa atual”, comenta Pereira.

Por região
Os empregadores da cidade de São Paulo reportaram o melhor indicador (5%), um crescimento de 5 pontos percentuais comparando com o trimestre anterior e 16 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

Os piores indicadores foram relatados no estado do Rio de Janeiro, com 0%, crescimento de 1 ponto percentual em relação ao levantamento anterior e dez pontos percentuais comparando com o mesmo período do ano passado.

No mundo
Empregadores de 42 dos 43 países têm intenção positiva para o crescimento da folha de trabalho nos próximos três meses. Somente os empregadores da Suíça preveem um ritmo de contratação de 0% para o trimestre. Como resultado, pela primeira vez desde o segundo trimestre de 2008, resultante da recessão global, não há nenhum país com indicador negativo. Os indicadores mais otimistas foram no Japão, Taiwan, Costa Rica, Índia e Hungria. Os planos de contratação mais fracos foram reportados na Suíça, Brasil e República Tcheca.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais