Cidadeverde.com

Dos trabalhadores que sacaram contas inativas do FGTS, um terço usou o dinheiro em compras

Imprimir

O percentual de brasileiros que usou o dinheiro dos saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ir às compras é o triplo do que se previa inicialmente. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), 27,8% das pessoas que sacaram das contas inativas usaram os recursos para consumo. O dado faz parte da Sondagem do Consumidor.

Em março, esta mesma pesquisa mostrou que apenas 9,6% dos entrevistados diziam ter intenção de usar os recursos para comprar bens. Apesar de o percentual destinado ao consumo ter sido maior que o anteriormente estimado, a maior parcela ainda afirma ter usado o dinheiro para pagar dívidas, o que contribuiu para redução dos índices de inadimplência.

Essa foi a preferência de 37,7% dos entrevistados, ante 41,2% estimado em março. Já a fatia dos que dizem ter destinado o dinheiro para poupança ficou em 30%, contra 24% de março. De acordo com o IBGE, a liberação dos saques contribuiu para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) que cresceu 0,2%, em impulsionado justamente pelo consumo das famílias. Segundo a Caixa, 25,9 milhões de brasileiros sacaram aproximadamente R$ 44 bilhões até o dia 31 de julho. A pesquisa da FGV ouviu 2.047 entrevistados, dos quais 22,5% disseram que alguém da família teria sacado das contas inativas do FGTS.

Fonte: Extra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais