Cidadeverde.com

Sejus deflagra operação para restabelecer visitas na Casa de Custódia

Imprimir

A Secretaria de Justiça do Piauí, com o apoio das forças de segurança do Estado, deflagrou, na madrugada desta sexta-feira (15), a Operação Habitar, que tem como objetivo garantir a entrada de presos e o restabelecimento das visitas na Casa de Custódia de Teresina.

A Operação conta com apoio do Comando Geral da Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública e Delegacia Geral da Polícia Civil e teve a finalidade garantir o cumprimento de ordens judicias que estavam sendo desobedecidas por parte de algumas unidades prisionais, em especial no que se refere ao recebimento de presos e visitas de familiares nos presídios da capital e interior. 

De acordo com o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, "a Operação foi necessária, tendo em vista a iminência de motins ou rebeliões nas nossas unidades prisionais, que estavam sem receber visitas dos familiares dos presos há 4 dias. Dessa forma, e também para cumprimento da ordem judicial de ontem, do Tribunal de Justiça, realizamos essa operação, seguindo o protocolo de segurança da garantia da lei e da ordem".

O termo "Habitar" faz referência ao fato de que quem habita e garante a ordem no sistema prisional do Piauí são as forças de segurança do Estado, não existindo qualquer tipo de poder paralelo capaz de se sobrepor ao Estado.

Estão atuando na Operação Habitar as forças da Rone, Bope, Tropa de Choque, Tropa de Cavalaria, Força Tática, Canil, 8º Batalhão da Polícia Militar, CIPtran, Tropa de Cavalaria, Guarda Militar da Casa de Custódia e agentes penitenciários do Setor de Disciplina da unidade.

Decisão judicial

Nessa quinta-feira (14), a Secretaria de Justiça emitiu ordem administrativa a todos os gerentes de presídios para fins de cumprimento da decisão do Tribunal de Justiça do Piauí, que determinou a retomada dos serviços essenciais nas unidades prisionais, como recebimento de presos, visitas de familiares, advogados, servidores e outras pessoas ligadas ao sistema penitenciário e de justiça.   


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais