Cidadeverde.com

Oeiras apresenta experiência exitosa da Saúde em Encontro em Recife

A fonoaudióloga Jaciara de Freitas, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, representou o município de Oeiras no Encontro Regional: Fortalecimento da Atenção Básica na Articulação das Redes de Atenção à Saúde, realizado entre 12 e 14 de setembro, em Recife.

O encontro reuniu gestores e técnicos dos nove Estados do Nordeste, além de especialistas da rede de cuidado às crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo zika. Na oportunidade, o município de Oeiras apresentou a experiência exitosa da Sala de Estimulação Precoce, situada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Paulo de Tarso, e o trabalho desenvolvido pelos profissionais do NASF no acompanhamento das crianças com microcefalia.

Com o incentivo da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e contrapartida da Prefeitura Municipal, a Sala de Estimulação Precoce já está em funcionamento na cidade desde fevereiro de 2017.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, destaca que todos profissionais que atuam na Sala de Estimulação Precoce foram qualificados. “Dentre nossas prioridades está o processo de qualificação profissional. Oportunizar aos profissionais mais conhecimento e com isso fortalecer as ações de Saúde do município, com foco na qualidade da Atenção ao usuário”, argumenta a secretária. 

No evento, foram discutidos os limites da Atenção Básica no contexto do zika e a participação do NASF na estimulação precoce, de acordo com a realidade de cada região. Além disso, foram debatidas estratégias para fortalecimento da Atenção Básica na articulação das redes. 

Durante o encontro, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou a liberação de recursos e a realização de novas ações para reforçar a rede de cuidado às crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo zika. Ao todo, serão investidos R$ 27 milhões para ampliar e qualificar os serviços na atenção básica, por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs).

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais