Cidadeverde.com

Incêndios: meta do Piauí é reduzir focos de calor em 10% por ano

Imprimir

Foto: Glenda Uchôa/Rádio Cidade Verde

O Piauí está conseguindo atingir a meta de redução de focos de calor nos seis municípios abrangidos pelo Projeto de Redução do Desmatamento e das Queimadas (Procerrado). A meta é de que o número de focos, que podem virar incêndios de maiores proporções, seja diminuído em 10% a cada ano. Em 2016, a queda foi de aproximadamente 17%. 

Os dados foram apresentados na Rádio Cidade Verde pelo gerente de meio ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Carlos Moura Fé. A ação envolve, desde 2014, as cidades de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Santa Filomena, Palmeirais e Currais, e conta com apoio do Banco Mundial. 

O projeto trabalha com uma média de focos de calor no Piauí nos últimos 10 anos, número que chegou a 10.049. Com base nisso, foram desenvolvidas ações de prevenção e combate a incêndios para que a meta de 10% fosse atingida já no ano passado. "Significa dizer que esse trabalho da Semar está dando algum resultado", avaliou Moura Fé, em entrevista ao Acorda Piauí. 

Entre as atividades desenvolvidas está a capacitação de comunidades rurais para a queima controlada, em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Ibama. Brigadas de prevenção e combate foram formadas em Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena. Há ainda a previsão de que um batalhão do Corpo de Bombeiros seja implantado em Uruçuí, o que depende da realização do concurso público para contratação de novos brigadistas.

Mais detalhes sobre o trabalho de prevenção a incêndios na íntegra da entrevista:

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais