Cidadeverde.com

Fórum discute rumos da previdência e infraestrutura do país

Imprimir

Começou nesta quinta-feira (21), no Rio de Janeiro, a XXIX edição do Fórum Nacional. O tema deste ano é voltado para a previdência pública e a infraestrutura. A sessão especial do evento, que acontece na sede do BNDES, foi aberta pelo economista piauiense, Raul Velloso. Até esta terça-feira, debatedores e convidados irão abordar alternativas para a recuperação econômica do país, por meio dos investimentos em infraestrutura e concessões, além de discutirem os problemas enfrentados pelos estados e municípios brasileiros.

"O Fórum já tem muitos anos, tem debatido os assuntos quentes de cada momento e da mesma forma agora que eu estou praticamente assumindo o comando, estou procurando fazer um pouco mais, do mesmo. Procurar os assuntos mais importantes, as questões que estão na ordem do dia e trazê-las para a discussão. Procurar a trazer soluções para os problemas e, a partir daí, ter um debate bem produtivo visando fundamentalmente o bem estar do país", disse Raul Velloso à TV Cidade Verde, que cobriu a abertura do fórum.

Participaram do primeiro dia de debates, o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro (por vídeo), o diretor Carlos Thadeu de Freitas, os prefeitos de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), de São Paulo, João Dória (PSDB), do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), entre outros.

Segundo  Raul Velloso, um fórum semelhante já está sendo pensado para acontecer no Piauí. A ideia é discutir os problemas do Estado e apontar soluções. "Provavelmente será no próximo mês. Nós já estamos conversando e breve nós teremos um programa, convidados para falar, pois afinal de contas o Piauí é o nosso estado natal e nós temos que levar essa discussão pra lá procurando também trazer soluções para o povo do Piauí", afirmou.

O empresário Jesus Tajra Filho participa do Fórum no Rio de Janeiro e acredita que a versão piauiense dará bons frutos ao Estado. "Recebemos esse convite para participar do fórum e ficamos muito entusiasmados. Dr Raul Veloso é um piauense quem tem um conhecimento muito grande do Brasil e pode certamente dar boas contribuições para nós no Piauí. Na verdade já estamos estudando com carinho a possibilidade de desenvolvermos no Piauí, ainda no mês de outubro, um fórum em que possamos debater vários assuntos ligados ao Piauí com essa visão mais ampla da visão nacional, da questão regional e que certamente tem influência para o desenvolvimento do nosso estado", explica.

O Fórum Nacional é a associação dos principais economistas, sociólogos e cientistas políticos do país, iniciada em 1988 com a finalidade de oferecer propostas concretas para a modernização da sociedade brasileira. Em 1991, o Fórum Nacional foi formalizado e adquiriu permanência, com a criação do Instituto Nacional de Altos Estudos – INAE, sociedade civil sem fins lucrativos.

Hérlon Moraes (Com informações do INAE)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Fórum