Cidadeverde.com

Programa amigos do coração é realizado na zona rural de União

Imprimir

Agir na prevenção da saúde tem sido um dos grandes focos das equipes de Saúde da Família, no município de União. Com este objetivo a equipe do PSF Novo Nilo I realizou na quinta-feira (14), o projeto ‘Amigos do Coração’, que é uma iniciativa do PSF, através da enfermeira Margarete Rodrigues, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura Municipal.
 
Margarete Rodrigues, idealizadora do projeto informou que viu a necessidade de tirar a ociosidade dos idosos, diabéticos, hipertensos e cardíacos que residem na localidade. “Após o fechamento da Gecosa, vimos à necessidade de ocupar essas pessoas. O primeiro passo tem sido colocar a saúde deles em dia e hoje estamos aqui realizando aferição de pressão, glicemia e realizando exames de rotina. Em breve, com o PSF funcionando pela manhã e a tarde estaremos desenvolvendo outras atividades”, explicou.
 
Além dos trabalhos feitos pela Saúde, a Secretaria de Agricultura estará realizando um trabalho junto aos agricultores e agricultoras de Novo Nilo. “Sabemos que qualquer prevenção passa por uma boa alimentação. Estamos vindo à comunidade pra fazer um diagnostico do que pode ser produzido e sentar com os agricultores pra oferecer essa assistência. O corpo técnico da Secretaria de Agricultura estará auxiliando na criação e na realização de uma horta comunitária”, destacou Davi Miranda, assessor da Secretaria.
 
A secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, falou sobre a importância do projeto. “Este é um projeto que tem uma amplitude muito grande e eu acho que temos que trabalhar muito na prevenção para que diminua o número de pacientes com problemas cardíacos. A equipe do Novo Nilo I está de parabéns e nós da Secretaria de Saúde e a Prefeitura estaremos sempre apoiando toda e qualquer iniciativa como esta”, destacou.
 
Atualmente o PSF Novo Nilo I atende cerca de 1.800 pessoas, sendo 580 famílias. O evento contou ainda com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; do vice-prefeito, Lauro Nery; do secretário de Gabinete, Sérgio Mota e dos vereadores: Frankylandy e Eliane Costa.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais